Em 06/03/2013 às 20h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Educadores da rede estadual de ensino são capacitados para atuar junto aos municípios

Encontro realizado em Jaboticatubas reúne cerca de

Encontro realizado em Jaboticatubas reúne cerca de

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O Encontro dos Gestores e Equipes Regionais da Diretoria Educacional das Superintendências Regionais de Ensino, que está sendo realizado em Jaboticatubas, na Região Metropolitanta de Belo Horizonte, conta com a participação de mais de 600 educadores das Superintendências Regionais de Ensino que vão atuar na capacitação das equipes municipais do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP).

 

“A Secretaria de Estado de Educação (SEE) não precisa agir apenas como gestora da rede estadual. Ela também deve coordenar a politica pública da educação em Minas Gerais. Não podemos abrir mão da responsabilidade de trabalhar com os municípios”, ressalta a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.

 

“Mais de 98% das prefeituras aderiram ao programa, inclusive aquelas que possuem sistema próprio de ensino. O PIP municipal será mais uma página bonita na história da educação pública em Minas Gerais”, acrescenta a secretária.

 

A SEE oferecerá capacitação continuada para a equipe pedagógica e gestora do PIP, material didático-pedagógico e apoio à gestão pedagógica de cada escola.

 

Entre 18 e 27 de março, a SEE vai capacitar as equipes municipais do PIP. Os encontros serão organizados em seis polos e atenderão profissionais da educação de todas as regiões de Minas Gerais.

 

A expansão do PIP para os municípios não é a primeira parceria entre os entes federados. O Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) são exemplos de ações voltadas para escolas estaduais e municipais de Minas, sem contar o custeio do transporte escolar que é uma cooperação entre Estado e municípios.

 

O PIP foi criado em 2006 e, desde então, o conhecimento em Língua Portuguesa dos alunos do 3º ano da rede estadual de ensino praticamente dobrou. Em 2006, 48,65% dos alunos estavam no nível recomendado de acordo com o Proalfa. Em 2012, o número de estudantes com bom desempenho atingiu o patamar de 87,30%.

 

“O PIP é uma combinação de três dimensões importantes na educação que são o conhecimento, a metodologia e a solidariedade”, lembra Ana Lúcia Gazzola.

 

Fonte: Agência Minas

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