Em 05/03/2013 às 20h49 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, morreu após uma batalha de dois anos contra um câncer, encerrando o período de 14 anos do líder socialista no poder, anunciou o vice-presidente Nicolás Maduro em pronunciamento na televisão.
O presidente de 58 anos passou por quatro cirurgias em Cuba para tratar um câncer que foi inicialmente detectado na região pélvica em meados de 2011. Sua última cirurgia foi em 11 de dezembro e ele não foi visto em público desde então.
"É um momento de profunda dor", disse Maduro, acompanhado de ministros do alto escalão, com voz embargado.
Chávez venceu facilmente um novo mandato de seis anos na eleição em outubro e sua morte vai devastar milhões de simpatizantes que adoravam seu estilo carismático, retórica anti-Estados Unidos e políticas financiadas com recursos do petróleo que levavam alimentos subsidiados e clínicas de saúde gratuitas para bairros mais pobres negligenciados por um longo período.
Críticos, no entanto, apontam seu estilo personalista, nacionalizações e o frequente tratamento duro reservado aos oponentes como evidência de um ditador egocêntrico, cuja política econômica equivocada desperdiçou um período de bonança com as receitas do petróleo.
A morte de Chávez abre caminho para uma nova eleição que vai testar se sua "revolução" socialista pode ou não sobreviver sem sua personalidade dominante no comando.
Fonte: Reunters