Em 03/03/2013 às 14h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá faz campanha sobre a LER/DORT

Os trabalhadores mais atingidos pelas LER/DORT são

Os trabalhadores mais atingidos pelas LER/DORT são

Download

 

No dia 28 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional de Prevenção as Lesões por esforço repetitivo (LER) Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho (DORT). Com o intuito de conscientizar a população sobre o tema, os fisioterapeutas da Secretaria Municipal de Saúde de Ubá (Abel Alves Marcelo e Geovane Elias Guidini Lima)  e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, Rafaela Silva Oliveira de Faria, realizaram nesta semana ações educativas nas rádios nos meios de comunicação da cidade.

 

Foram abordados diversos aspectos relacionados ao tema, mas principalmente a importância da prevenção da doença. Segundo o Instituto Nacional de Prevenção de LER/DORT, as doenças relacionadas ao trabalho ainda são a segunda maior causa de afastamento do trabalho no Brasil. Acometem homens e mulheres em idade produtiva e estão na maioria das vezes relacionadas à organização do trabalho, como posturas inadequadas, movimentos repetitivos, e fatores psicológicos.

 

Os principais sintomas da doença são: dor, desconforto, fadiga, sensação de peso ou diminuição de força, formigamento, dormência, inchaço, enrijecimento muscular e choques nos membros. Estes são de evolução lenta e insidiosa, o que leva muitos trabalhadores a procurar auxílio de um profissional especializado muito tardiamente.

 

Segundo a Fisioterapeuta do CEREST, Rafaela Silva Oliveira de Faria, ’é fundamental que o trabalhador, ao primeiro sintoma da doença, procure assistência especializada, evitando a evolução clínica do quadro. E, como forma de prevenção, procure identificar posturas incorretas no trabalho, observar e adequar o posto de trabalho, estabelecer pausas entre as atividades, intercalar tarefas, e realizar regularmente uma atividade física.”

 

A coordenadora do CEREST Ubá, Terezinha Vieira Porfírio de Souza, esclareceu qual o papel do CEREST na Região de Saúde de Ubá e como os trabalhadores poderão ser atendidos neste Serviço Especializado.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMU.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: