Em 02/03/2013 às 08h34 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
A partir deste sábado (2), a Agência Minas apresenta a série de reportagens “Resgate da Cidadania: a ressocialização de presos em Minas Gerais”, produzida pelo Núcleo Multimídia do Governo de Minas.
São quatro reportagens especiais sobre as iniciativas do Governo de Minas para a reintegrar os presos à sociedade.
O primeiro vídeo revela porque Minas Gerais é, hoje, o Estado brasileiro com mais presos trabalhando: em todo o Estado, são cerca de 13 mil detentos que atuam em várias áreas.
A segunda reportagem é sobre os presos que estudam. Em todo o Estado, mais de 6 mil detentos frequentam salas de aula dentro das penitenciárias. O estudo ajuda o preso a reduzir a pena: 12 horas na escola representam um dia a menos na prisão.
A terceira reportagem vai mostrar o funcionamento de uma Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC), reconhecido nacionalmente como um modelo de humanização das prisões. Um recuperando da APAC custa três vezes menos que um detento comum e somente 15% voltam para o crime. No modelo tradicional, 85% deles retornam a prática de delitos.
A quarta e última reportagem será sobre o primeiro presídio do país idealizado para abrigar detentas grávidas e seus bebês. O convívio entre mães e filhos é usado como incentivo na ressocialização das detentas.
Os quatro vídeos serão publicados nos dias 2, 4, 6 e 8 de março. Todas as reportagens em vídeo e áudio podem ser utilizadas total ou parcialmente sem qualquer ônus pelos veículos de comunicação.
Fonte: Agência Minas