Em 25/02/2013 às 12h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
A Prefeita de Santana de Cataguases, Jucélia Baesso, concedeu uma entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, na manhã desta segunda-feira, 25, em seu gabinete na Prefeitura. Às voltas com um processo judicial eleitoral em que figura como beneficiada de possíveis irregularidades que teriam acontecido na gestão de seu antecessor, o ex-prefeito Edgar Xavier de Souza, e que pode culminar com o seu afastamento do cargo, Jucélia não perde a esperança e reafirma acreditar na justiça de seu pais e espera que ela se manifeste ao final do processo. “Enquanto não sai a decisão final, vou trabalhando e colocando em prática o plano de governo que temos para a nossa cidade”, completou.
Semana passada o TRE-MG deu sentença contrária à Jucélia em processo por abuso de poder econômico que teria sido praticado pelo então prefeito Edgar Xavier de Souza. De acordo com o processo, Edgar teria doado terreno de forma ilegal e pagou com cheque duas pessoas que trabalharam para a prefeitura, e que disseram não ter prestado o serviço. “A respeito da doação dos terrenos temos lei autorizativa neste sentido, e sobre os cheques existem os empenhos, as notas fiscais pelos serviços prestados e as assinaturas destas pessoas, ou seja, tudo feito normalmente, comprovando que não há irregularidade”, explicou Jucélia. Ela acrescenta que è época dos fatos, março do ano passado, exercia o cargo de Secretária Municipal de Saúde, “não era sequer candidata e, portanto, não fui beneficiada”,garante a prefeita.
Apesar da decisão Jucélia continua exercendo normalmente suas funções na Prefeitura. “Estamos esperando o Tribunal publicar a decisão para dar continuidade à nossa defesa e, enquanto isto, vamos trabalhando para não prejudicar a população de Santana de Cataguases que aguarda a concretização de nossas propostas”, explicou. Neste sentido, ela revelou ter distribuído o Kit Educação aos alunos do município, que consiste na doação de material escolar aos estudantes da rede municipal. Este kit é montado de acordo com a série escolar e é uma ajuda “essencial” segundo ela para o bom desempenho dos alunos nas aulas.
Na saúde, área que conhece muito bem, Jucélia, disse que vai ampliar sua participação no Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisum . “Estamos enviando projeto de lei neste sentido à Câmara para aprovar a ampliação de nossa participação”, explicou. O município também acabou de ingressar em outro consórcio, o de Urgência e Emergência da Zona da Mata, que envolve vários municípios da Zona da Mata e vai dar à população santanense segurança e prestação de serviço de qualidade, “com a possiblidade de utilização de helicópteros para remoção de pacientes, além de implantação dos serviços do SAMU”, informou. E, por fim, já está assegurada a construção de mais uma Unidade Básica de Saúde no município.
Outra área em que Jucélia está dedicando maior atenção é a geração de emprego e renda para a população. “Estamos começando a investir na construção de galpões para empresas que queiram se instalar na cidade, porque temos recebido propostas neste sentido”. E também quer investir na qualificação de mão de obra. “Quero investir nesta área porque tudo que a gente fizer neste sentido, é investimento na cidade, na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, acrescenta. Jucélia completa revelando novas conquistas: “Já temos garantida a doação de uma retroescavadeira, uma patrol e estamos finalizando o projeto que vai implantar uma creche na cidade e, por fim, vamos implantar o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)”, finalizou a prefeita.
A foto acima foi inserida às 14:18 horas