Em 24/02/2013 às 14h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Para os municípios que compõem a macrorregião Sudeste de Minas Gerais, esta data promete marcar o início de uma revolução na saúde pública, mais especificamente, na rede de Urgência e Emergência do Estado. Com a aprovação de 15 prefeitos, foi assinado o protocolo de intenções para a criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste, o Cisdeste. “Trata-se de um fato histórico para a região, resultado de um projeto que teve início em 2009 e que vai proporcionar uma série de benefícios para todos os envolvidos, melhorando a assistência, a gestão e o suporte aos prefeitos que hoje sofrem com a judicialização da saúde”, enfatizou o superintendente regional de Saúde, Cláudio Reis.
Promessas que, para os prefeitos, representam uma grande vitória para os municípios. “Como prefeito e médico, conheço de perto a realidade da saúde no país e, principalmente, em nossa região. Sei como nossa situação é extremamente difícil. Com as pessoas envolvidas nesse projeto, como o secretário Antônio Jorge e o deputado Marcus Pestana, tenho certeza de que vamos transformar a Zona da Mata, proporcionando mais qualidade de vida à nossa população”, comemorou o prefeito de Leopoldina, José Roberto. O representante de Rio Pomba e também médico, Fernando Macedo, concorda. “É uma felicidade participar desse marco para a evolução da saúde de nossas cidades. Para nós, gestores, o consórcio será a redenção do serviço de urgência e emergência”, comemorou.
E a palavra urgência não faz parte apenas do nome do consórcio ou do serviço que será prestado. Também está presente no empenho para viabilizar a iniciativa. Tanto que, segundo o superintendente regional da saúde, Cláudio Reis, todos os esforços estão sendo feitos para que, “até setembro desse ano, o consórcio já esteja com a parte móvel em funcionamento, com o aumento da frota do Samu e, até abril de 2014, sejam feitas as mudanças na parte física, reestruturando os hospitais e construindo novas unidades de saúde”.
O amplo e decisivo apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) na consolidação do Cisdeste é outro fator de extrema confiança para a participação dos municípios. De Belo Horizonte, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, fez questão de deixar uma mensagem de incentivo aos presentes. “O consórcio de urgência e emergência vai gerar um impacto extremamente positivo para a Zona da Mata. E é por essa importância que o governador Anastasia nos assegurou que recursos não vão faltar para seu funcionamento”, garantiu o secretário.
Cisdeste define sua primeira diretoria
Além da assinatura do documento para a constituição do Cisdeste, o consórcio também realizou a eleição de sua primeira diretoria.
Presidente: José Roberto de Oliveira – Prefeito de Leopoldina
Vice-presidente: Fernando Antônio Dutra Macedo - Prefeito de Rio Pomba
Secretária: Maria Virginia do Nascimento Ferraz - Prefeita de Rio Novo
Conselho de Deliberação
Geraldo Magela Longo dos Santos - Prefeito de Bicas
Samuel Isac Fonseca - Prefeito de Andrelândia
Ilário Aparecido Lacerda - Prefeito de Oliveira Fortes
Maria de Fátima Guerra Cabral - Prefeita de Estrela Dalva
Carlos Alberto Lopes - Prefeito de Piau
Arzenclever Geraldino Silva - Prefeito de Lima Duarte
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação do COSEMS-MG.