Em 13/02/2013 às 20h49 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
O registro de projetos de combate a incêndios no Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, em Belo Horizonte, pode ser feito pela internet, no próprio site da corporação. Já entrou em funcionamento o Sistema de Informações do Serviço de Segurança contra Incêndio e Pânico (Infoscip). O sistema custou R$ 12 milhões e foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).
O administrador geral do Infoscip, capitão Cristian Souza, explica o que mudou com a implantação do sistema. “O cidadão contrata um engenheiro, que faz o pré-cadastro do projeto de prevenção de combate a incêndio na internet, por meio do Infoscip. O processo chega para nós com todas as plantas e documentação. Fazemos as análises e respondemos tudo online também", conta Cristian.
Para os bombeiros, o novo sistema representa economia e agilidade. “Ainda temos uma parte física, mas vai ser totalmente eletrônico. Tudo é feito dentro de um arquivo eletrônico e temos maior facilidade de acesso a estatísticas e informações dos processos”, frisa Cristian.
Até as taxas podem ser pagas pelo Infoscip. O Documento de Arrecadação Estadual (DAE) é emitido assim que o projeto é postado no sistema. A aprovação de projetos, que antes levavam 60 dias, agora é feita em duas semanas.
Fonte: Agência Minas