Em 13/02/2013 às 13h58 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
O primeiro longa-metragem gravado no âmbito do Polo Audiovisual da Zona da Mata, o “Meu Pé de Laranja Lima”, de Marcos Bernstein, já conquistou seu primeiro prêmio. Ele ganhou o prêmio principal na mostra “Alice na Cidade”, destinado à categoria infanto-juvenil no Festival Internacional de Roma, na Itália.
Gravado nas cidades de Cataguases, Leopoldina e Recreio, de outubro a dezembro de 2010, o “Meu Pé de Laranja Lima” foi o primeiro longa-metragem a ser realizado com envolvimento da rede de parceiros do Polo Audiovisual da ona da Mata de Minas Gerais. Sua produção mobilizou cerca de 60 artistas, produtores, técnicos e prestadores de serviço locais, além do apoio de instituições da Região, em especial da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Instituto Fábrica do Futuro, Instituto Francisca de Souza Peixoto e Instituto Cidade de Cataguases.
O “Meu Pé de Laranja Lima” é a segunda adaptação cinematográfica do livro de mesmo nome, romance juvenil de José Mauro de Vasconcelos que fez grande sucesso nos anos 60 e 70. O longa tem direção e roteiro de Marcos Bernstein,roteirista de “Central do Brasil”, de Walter Salles, e diretor do premiado “O Outro Lado da Rua”. O elenco conta com grandes nomes do cinema nacional, como José de Abreu, Emiliano Queiroz, Caco Ciocler, Eduardo Dascar,Fernanda Vianna, entre outros. Para viver Zezé, o personagem principal da trama, o escolhido foi João Guilherme Ávila.
O filme fez sua estreia no Festival do Rio 2012, realizado no Rio de Janeiro de 27 de setembro a 11 de outubro de 2012, quando participou da Mostra Première Brasil.
Fonte e fotos: Polo Audiovisual da Zona da Mata