Em 10/02/2013 às 08h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Pela primeira vez, o jipe-robô Curiosity, da NASA, usou uma broca para coletar amostras de rochas de Marte, que podem oferecer evidência de um possível ambiente com água no passado, afirmou neste sábado a agência especial dos Estados Unidos.
Ao cavar 6,4 cm de rocha sedimentar, o Curiosity coletou pó da pedra e irá analisar o material, usando seus próprios instrumentos de laboratório, informou a NASA em comunicado. Essa é a primeira vez que um robô coletou amostrar de Marte.
"O robô planetário mais avançado da história é agora um laboratório analítico operando completamente em Marte", afirmou John Grunsfeld, gerente da NASA para a Diretoria de Missões Científicas.
A Curiosity cavou uma rocha chamada "John Klein", batizada com o nome de um gerente de projetos de Marte da NASA que morreu em 2011.
Nos próximos dias, os controladores comandarão o braço do robô para processar a amostra.
A escavação e análise é parte do Projeto de Laboratório Científico de Marte da NASA, que está usando a Curiosity para descobrir se uma região de Marte pode ter sido algum dia um ambiente propício à vida.
Fonte: Reuters