Em 05/02/2013 às 16h42 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
As frutas de Minas Gerais serão degustadas por visitantes de diferentes partes do mundo durante a edição deste ano da Fruit Logistica, uma das maiores do mundo no setor, que acontecerá a partir desta quarta-feira (6) até a próxima sexta-feira (8) em Berlim, Alemanha. A Coordenadoria Especial de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e sua unidade Central Exportaminas, participam pelo 4º ano consecutivo da feira, chefiando a delegação de Minas Gerais.
A delegação do Estado será composta por cerca de 30 participantes, entre eles representantes das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A (Ceasa Minas), a Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) e pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg).
Também participam da Fruit Logistica 2013 representantes da Cooperativa Agropecuária do Alto do Paranaíba Ltda (Coopadap), Cooperativa dos Produtores de Banana Prata de Minas Ltda (Cooprata), Cooperativa dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado de Minas Gerais (Coopehemg), além da Cooperativa dos Fruticultores do Vale do Verde Grande Ltda (Frutvale).
Os produtos do Estado, com destaque para as frutas da região do Jaíba, serão expostos no pavilhão oficial do Brasil, sob a identidade visual "BrazilianFruit". O espaço será organizado pelo Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF), em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Além da feira, está prevista programação composta por eventos paralelos, como seminários e palestras.
A última edição da Fruit Logística contou com público de 56 mil tomadores de decisão de 127 países. Ao todo, foram 2.533 exibidores de 83 países diferentes. Após o evento, 98% dos participantes afirmaram ter ficado satisfeitos com os contatos comerciais realizados, sendo que mais de um terço dos visitantes assinaram contratos comerciais.
Exportações
O mercado de exportação de frutas do Estado terminou 2012 com resultados animadores. Dados do Setor de Inteligência Comercial da Central Exportaminas revelam que somente o grupo de “Frutas e Derivados” movimentou US$ 4,02 milhões. No total, 31 produtos (NCMs) foram exportados, somando 4,16 mil toneladas.
O principal produto foi “Limões”, responsável por 56,8% do valor total de frutas exportadas no período. Em seguida, ficaram os grupos demais frutas (28,8% do total exportado pelo estado); abacaxis (12,4%); goiabas, mangas e mangostões (1,0%); Outros cítricos (0,3%); laranjas (0,2%); bananas (0,2%); uvas (0,2%); pêssegos (0,1%).
No total, as frutas de Minas Gerais chegaram a 28 países diferentes no ano passado, sendo a Holanda o principal destino, responsável por US$ 1,99 milhão, 49,5% do total. Outros destinos foram: Estados Unidos, Argentina, Reino Unido, Dinamarca, Portugal, Guiana Francesa, Guiné Equatorial, Austrália e Angola.
Fonte: Agência Minas