Em 01/02/2013 às 20h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Cores, tintas, riscos, desenhos, personagens e tapumes viram arte no Carnaval de Ouro Preto. Assim é o projeto Tapume+Arte da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), que, sob as mãos de alunos e funcionários da entidade, transforma os tapumes instalados pela prefeitura para preservar o patrimônio e salvaguardar os foliões em obras de arte a céu aberto. A ação é realizada na Ponte dos Contos, no Murinho dos Namorados (bairro Rosário) e no Terminal Rodoviário.
O Tapume+Arte é uma iniciativa de intervenção artística urbana, com o objetivo de dar novo significado à função de proteção que o tapume exerce em uma obra, transformando-o também em um objeto de contemplação, um trabalho artístico voltado para o espaço público.
O projeto surgiu durante a restauração da Casa Bernardo Guimarães, sede administrativa da Faop, entre os anos de 2005 e 2006, visando instigar a comunidade de Ouro Preto a perceber que no local nasceria um importante centro cultural da cidade. Depois, a iniciativa se estendeu a outros pontos da cidade, por exemplo, a antiga Santa Casa, e serviu de inspiração para intervenções e oficinas em outros municípios. Desde 2007, o Tapume+Arte faz parte do Carnaval ouro-pretano.
Fonte: Agência Minas