Em 01/02/2013 às 14h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Explosão em sede da mexicana Pemex deixa ao menos 25 mortos

Trabalhadores carregam corpo de local da explosão

Trabalhadores carregam corpo de local da explosão

Download

Ao menos 25 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas devido a uma forte explosão ocorrida na quinta-feira na sede central da petrolífera estatal mexicana Pemex, na capital do país, afirmaram autoridades.

O ministro do Interior, Miguel Angel Osorio, disse que ainda são aguardados os resultados das investigações e perícia para determinar a causa do incêndio, ocorrido pouco antes das 16h (hora local), no complexo de três prédios da Pemex, onde diariamente circulam aproximadamente 10.000 pessoas.

"A investigação deve determinar dado precisos, confiáveis e contundentes para conhecer a origem e as causas do sinistro", acrescentou Osorio em uma entrevista coletiva na noite de quinta-feira.

O ministro explicou que não se sabe se ainda há pessoas sob os escombros e que as equipes de resgate seguirão trabalhando no local até que haja certeza de que não existem mais vítimas.

Dos 101 feridos registrados, 46 seguiam recebendo atendimento e o restante recebeu alta horas depois.

O presidente da petrolífera, Emilio Lozoya, anunciou no Twitter que estava retornando de uma viagem pela Ásia e que serão investigadas "a fundo as causas em plena coordenação com as autoridades. Neste momento é prioritário atender a todos os feridos".

A empresa informou em um comunicado que, apesar do incidente, cumprirá seus compromissos comerciais e financeiros.

"A Pemex reitera que não se verá afetada de nenhuma maneira a operação normal da empresa... todos os compromissos assumidos com seus parceiros comerciais e financeiros serão cumpridos em tempo e forma", assegurou.

Imagens de redes de televisão locais gravadas de helicópteros mostravam escombros e vidros quebrados no prédio.

"Não se sabe o que está acontecendo e se vê gente chorando... sim, você fica assustado", disse Bernardo Treviño, 30 anos, funcionário da companhia, sobre a confusão que se seguiu ao fogo.

A área foi isolada pela polícia, enquanto equipes de resgate retiravam vítimas que estavam presas no subsolo de um dos prédios adjuntos da Torre de Pemex, com mais de 50 andares.

Familiares de vários funcionários chegavam ao local para ter informações de seus parentes.

"O carro dele está aqui... já liguei umas 20 vezes e não consigo falar com ele", disse José Luis García, de 56 anos, que procurava o filho de 35 anos.

Originalmente, a Pemex informou por meio do Twitter que sua sede central teve de ser desocupada por uma falha no fornecimento de energia.

Nos últimos anos, a Pemex tem sofrido uma série de acidentes fatais. Em setembro do ano passado, 30 pessoas morreram vítimas de uma explosão em uma usina processadora de gás natural no norte do país.

Fonte: Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: