Em 28/01/2013 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Com a chegada do Carnaval, a Vigilância Sanitária de Cataguases vai realizar, na semana que antecede os festejos de Momo, um trabalho de orientação junto aos proprietários de bares, lanchonetes, barraqueiros e ambulantes que estarão trabalhando neste período. O objetivo é observar a qualidade dos alimentos e bebidas vendidas aos foliões no intuito de garantir a saúde da população.
- Vamos tratar com eles sobre as normas e exigências sanitárias a fim de garantir as condições seguras para a venda de alimentos e bebidas, e para que nenhum trabalhador seja notificado por infração às regras, contou Roseli Batista Ferreira, Coordenadora da Vigilância Sanitária em Cataguases, que completou dizendo esperar contar com o apoio de todos nesta empreitada “pois é a saúde de cada um de nós que está em risco”, frisou.
Roseli recomenda ao folião ficar atento toda vez que for se alimentar. “Copos, talheres e até mesmo o gelo deve ser de procedência confiável”, afirmou. Ela informa também que o ambiente de comercialização é indispensável, principalmente se o vendedor estiver seguindo os requisitos básicos de higiene e manipulação de alimentos.
Veja abaixo, algumas dicas importantes para que a sua alimentação não tire você da folia.
Alimentos servidos quente devem ser mantidos em temperatura acima de 60° C;
Quem manipula os alimentos deve estar protegido com luvas, toucas e bata de cor clara. Também devem evitar adornos pessoais como pulseiras, anel e relógio;
É proibido ao manipulador de alimentos o manuseio de dinheiro;
Queijos, carnes, molhos, vinagrete entre outros, devem ser guardados sob refrigeração;
Caixas isotérmicas (isopor, por exemplo) deverão estar em perfeitas condições sanitárias, dando preferência as de plástico;
Evitar acondicionamento de gelo em caixas isotérmicas;
Lixeiras devem ser de acionamento não manual com saco plástico no seu interior;
Copos e talheres devem ser descartáveis e descartados após o uso;
Não é permitido uso de utensílios com cabo de madeira.
Com informações do Jornal Cataguases de 27 de janeiro de 2013. As fotos que acompanham esta matéria são meramente ilustrativas.