Em 25/01/2013 às 20h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, participou, nesta sexta-feira (25), em Juiz de Fora, na Zona da Mata, de uma reunião com o prefeito Bruno Siqueira, com lideranças políticas locais e com a imprensa, em virtude do resultado do Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (Liraa) no município, que chegou a 7,56% em janeiro de 2013 (acima de 3,9% é considerado Alto Risco).
Na ocasião, o secretário anunciou a liberação de recurso na ordem de R$ 800.517,03, oriundo do Tesouro Estadual, para destinação das ações em saúde que visam ao combate à dengue no município. O convênio para liberação da verba foi firmado entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a Prefeitura de Juiz de Fora e a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes).
Antônio Jorge destacou a gravidade da situação na cidade. “As notificações em Juiz de Fora são baixas, mas o resultado do Liraa foi o mais alto do Estado, o que pode resultar em uma possível epidemia. Nossa preocupação é também com o sorotipo 4, do qual a população mineira não está imune. Vamos unir forças com o município e enfrentar esse flagelo que é a dengue”, destacou. O prefeito Bruno Siqueira ressaltou sua preocupação com a proliferação da dengue no município. “Vamos atender e reforçar o trabalho em parceria com o Governo Estadual e com a Acispes”, declarou.
A Força Tarefa que irá reforçar as ações de combate ao Aedes Aegypti em Juiz de Fora contará com os agentes da dengue municipais e com outros 50 profissionais, que serão contratados via Acispes. Diversos caminhões vão reforçar a equipe, atuando na coleta do lixo acumulado, além do Dengue-móvel, caminhão que irá realizar a troca de objetos que são potenciais focos do mosquito, como pneus, latas e garrafas pet, por material escolar. A Força Tarefa também será constituída por uma campanha visual, com a finalidade de reforçar a necessidade de conscientização, combate e prevenção da dengue na cidade.
Fonte: Agência Minas