Em 21/01/2013 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Ubá vai receber em setembro 1,8 mil artistas de 118 países para o Festival Mundial das Artes pela Paz. Os detalhes para a realização do evento foram discutidos na terça-feira, 15, em reunião na Universidade Federal de Viçosa (MG), com a presença de integrantes do Comitê Brasileiro das Artes pela Paz e do Comitê Organizador do Festival Mundial das Artes pela Paz, além do secretário municipal de Cultura de Ubá, Paulo Lanna, e do diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes.
Pela Universidade participaram da reunião, representando a reitora Nilda Ferreira, a assessora de cerimonial Cláudia Kummel; representando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura a Diretora de Cultura, Ângela Stringetha; e representando a Funarb (Fundação Arthur Bernardes) Daniel Carneiro, diretor administrativo-financeiro da entidade, além de diretores e professores de diversos departamentos da UFV (foto ao lado). Foi apresentado o projeto do Festival pelo ubaense João Carlos Teixeira Mendes.
O evento tem como objetivo promover o desenvolvimento do polo turístico e cultural da Zona da Mata mineira. Duas entidades foram constituídas para o apoio internacional ao evento: a Sociedade Mundial das Artes pela Paz e o Comitê Internacional das Artes pela Paz. Ambas trabalham no envolvimento de artistas de países de todo mundo no festival.
O encontro acontecerá no período de 5 a 15 de setembro. Na programação estão exposições de artes plásticas, espetáculos musicais e de dança, entre outras manifestações culturais. Ao longo dos próximos meses serão realizadas palestras, workshops e oficinas, como parte da estratégia de mobilização para o evento.
A direção artística do Festival Mundial das Artes pela Paz é de Maurício Sherman, conhecido nome do showbusiness nacional. Segundo os organizadores, o festival é sem fins lucrativos e tem como foco semear a paz através da disseminação da cultura. Além de deixar um legado para a região da Zona da Mata mineira, a expectativa é que o evento estimule novas edições em outras cidades de Minas Gerais e do Brasil.
Mais informações: www.ubaartfestival.com.br