Em 19/01/2013 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Com a proximidade da apresentação dos suíços do Eluveitie em Cataguases, no próximo dia 27, muita gente me pergunta: “afinal o que é esse tal de folk metal? Para responder a esta pergunta primeiro é preciso saber a definição de música folk, e temos duas definições distintas. A primeira é a usada para a música tocada no violão com temas eminentemente políticos, como é o caso dos cantores Bob Dylan, Neil Young entre outros da geração anos 70. E a segunda, que é mais interessante para essa matéria, Folk, seria a definição de uma música típica de um país ou uma região. Geralmente a música folclórica de determinados países da Europa, como é o caso do Eluveitie, vem recheada de influência clássica, principalmente aquela tocada entre os séculos XV e XVIII.
Como não poderia deixar de ser, a maioria das bandas de folk metal utilizam instrumentos poucos usuais no meio roqueiro, como gaita de foles, violino, viola de roda e outros instrumentos exóticos. Particularmente o Eluveitie é composto por oito integrantes que geralmente tocam e trocam entre si vários instrumentos. Os pioneiros do folk metal é o pessoal do Skyclad, nos longínquos anos 90. Na época o público estranhou o uso de violino em uma banda de metal, mas a novidade a fez crescer e atrás deles vieram muitas outras, como Finntroll, Cruachan, Ragnarok, etc... Cada um com sua particularidade e mesclando o folclore de seu país à sua maneira, com mais ou menos influências de metal.
Poucos sabem, mas o folk metal não é exclusividade dos países europeus. Aqui no Brasil temos excelentes bandas do estilo, como o Tuatha de Danann, que é uma das melhores do gênero, além de ser mineira, da região de Varginha. O Lothlöryen também é do nosso estado, da cidade de Machado, e tem se mostrado muito competente em misturar nosso folclore com o heavy metal. Portanto se você gosta de um som com guitarras fazendo contraponto com instrumentos acústicos, coro de vozes em harmonia e ainda com influência do floclore europeu, você não pode perder o Show do Eluveitie no próximo domingo, dia 27. Os ingressos limitados podem ser adquiridos no Café do Museu (3422-5062) ou na Mafiso Arte Gráfica (3421-7785).
O evento é mais uma realização da Nomade Music (Rodrigo Rocha) com o apoio da Energisa e da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho.
Abaixo, elaborei uma pequena discografia Básica pra quem deseja conhecer melhor o estilo.
Tuatha De Danann – Trova Di Danú
Lothlöryen – Some Ways Back No More
Cruachan – Pagan
Skyclad – Jonah´s Ark
Kopiklaani – Voice Of Wilderness
Eluveitie – Elvetios