Em 18/01/2013 às 15h07 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Em 2012, o Programa Minas Presente na Escola, que tem como objetivo ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola, elevando os índices de proficiência e diminuindo os índices de evasão, atendeu 4.213 estudantes em todo o estado de Minas Gerais, através da promoção de atividades culturais, artísticas, esportivas e recreativas que compõem o catálogo do programa, formulado pela Secretaria de Estado de Educação. Implementado e sistematizado em 2012, o programa foi instituído pelo Governo de Minas para promover a participação da sociedade na vida das escolas.
Ao todo, foram firmados convênios que patrocinaram a promoção de atividades em 54 escolas pertencentes a 20 Superintendências Regionais de Ensino, das 47 existentes, em 29 municípios. Xadrez na Escola, Roda de Conversa e História em Quadrinhos foram algumas das ações contínuas promovidas ao longo do ano passado.
O Sistema Fecomercio, por meio do Senac Minas, assumiu o patrocínio do projeto Roda de Conversa em 20 escolas do estado ligado aos temas mercado de trabalho e drogas. A ideia é que em 2013 todos os municípios do estado sejam atendidos pelo convênio.
Outra ação importante, na região do Vale do Aço, foi o patrocínio da ação Xadrez nas Escolas, que atendeu mais de 700 alunos de 28 instituições, em quatro municípios. O projeto tem apoio da Federaminas, que congrega as diversas associações de comerciais em todo o estado pretende ampliar, em 2013, a parceria com o apoio de outros empresários da categoria. Histórias em Quadrinhos e Teatro na Escola foram as ações patrocinadas pela Fundação Aperam do grupo Arcelor Mital em 2012.
Buscar o apoio de parceiros cientes da sua responsabilidade social e dispostos a investir na construção do futuro de jovens, patrocinando ou disponibilizando atividades no contraturno e nos finais de semana voltados para a formação de alunos das Escolas Públicas Estaduais, é o grande mote do Minas Presente na Escola.
Catálogo Minas Presente na Escola
As modalidades oferecidas pelo Minas Presente na Escola para fomentar a participação do alunos no contraturno são desenvolvidas por meio dos três projetos já existentes da SEE. São eles Escola Viva, Comunidade Ativa, Educação em Tempo Integral (Proeti) e Projeto de Atenção ao Jovem (Peas-Juventude). O catálogo das atividades traz as informações e descritivos de cada uma das ações disponíveis para patrocínio, como objetivo, abrangência e recursos financeiros necessários.
Robótica, Xadrez, Loucos por Conhecimento, Rádio Educativa, Estudante Monitor, Rodas de Conversa, Cine Clube Vídeo, História em Quadrinhos, Oficinas de Esporte: Judô Na Escola, Geração Olímpica, Oficinas de atividades musicais (orquestra de violões, flautas, canto coral, banda), Teatro, Dança e Capoeira na Escola são as ações oferecidas.
O desafio para 2013 é ampliar a participação da sociedade civil neste programa. Os interessados podem investir no Minas Presente com recursos financeiros ou ofertando seus próprios serviços, desde que sejam adequados ao objetivo do programa. Os interessados em firmar essas parcerias podem acessar o site do programa ou entrar em contato diretamente com a diretoria do Minas Presente na Escola por meio dos telefones (31) 3915-3658 ou (31) 3915-3660. O endereço eletrônico para contato é[email protected]
Segundo a coordenadora do programa Minas Presente na Escola, da Secretaria de Estado de Educação, Alice Nogueira da Gama, novos convênios devem ser firmados em 2013.