Em 18/01/2013 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Por Paulo Victor Rocha
O Arquivo Municipal de Cataguases, localizado na Praça Governador Valadares, no prédio da antiga estação ferroviária, possui grande parte da documentação histórica da cidade, mas muitos destes documentos estão se perdendo, devido à má conservação. A afirmação foi feita pelo Secretário Municipal de Cultura, Zeca Junqueira ao Site do Marcelo Lopes, na última quinta-feira, 17. Ele revelou que “ações devem ser feitas no sentido de recuperar esses documentos, que contam muito da história da cidade”. Zeca destacou que, após o carnaval, “será feita uma reunião com o prefeito, a fim de se tomar as medidas necessárias para que a memória da cidade, contida naqueles papéis, seja preservada e disponibilizada à população”.
O Arquivo Municipal guarda, entre outros, exemplares dos jornais “Cataguases” desde 1906, e do “Correio da Cidade”, desde a década de 1960, além de livros de notas e atas da Câmara Municipal, além de documentos públicos municipais, a partir do século XIX. Grande parte deles “se desfazendo, com fungos ou sem acondicionamento correto”, disse o secretário, ressaltando que “neste estado, não há possibilidade das pessoas utilizarem o material para pesquisa”.
Zeca Junqueira ainda falou que além de limpar e abrigar os documentos em local adequado, o projeto de recuperação prevê a digitalização dos arquivos, facilitando, assim, o acesso a eles. E aproveitou para comentar: “não sei como as diversas gestões anteriores da Prefeitura e Câmara Municipal nunca se preocuparam com esse problema gravíssimo”. O Secretário Municipal de Cultura afirmou que será preciso uma intervenção técnica para fazer a recuperação de todos os documentos do Arquivo e, nesse sentido, “pretendo formalizar uma parceria com a Universidade Federal de Viçosa”. Por fim, Zeca citou a existência do Museu Alípio Vaz, criado pelo decreto 672-73, e desativado há vários anos, que ele pretende, “futuramente”, reabrir para a população.
Veja mais fotos na galeria abaixo.
Fotos cedidas pela Secretaria Municipal de Cultura de Cataguases