Em 15/01/2013 às 16h53 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Secretaria de Saúde alerta para importância da hidratação reforçada no verão

A melhor receita para esses dias quentes é o consu

A melhor receita para esses dias quentes é o consu

Download

 

Dias de sol a pino e temperaturas que chegam a passar dos 40 graus são um risco para a saúde, se não forem tomados alguns cuidados simples. Entre eles, um dos mais importantes é a hidratação através de ingestão de líquido. É que com a temperatura elevada e o corpo eliminando suor, há maior perda de água e sais minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo.

A melhor receita para esses dias quentes é o consumo de água com recomendação aproximada de dois litros ou mais ao dia. “O corpo de um adulto gasta, em 24 horas, uma média de dois litros de água em funções como digestão, respiração, transformação dos nutrientes em energia e também por meio do suor e da urina. Um baixo consumo de água durante os períodos de altas temperaturas pode acarretar: desidratação, complicações renais, além de atrapalhar o metabolismo de nutrientes, assim como o transporte de vitaminas,” explica a nutricionista da Coordenadoria de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Juliana Guimarães, acrescentando que a ingestão de alimentos que auxiliam nessa hidratação garante o equilíbrio homeostático (do corpo em geral).

A recomendação seria de um a dois copos ao levantar-se, e o restante distribuídos nos intervalos das refeições, até 30 minutos antes de cada refeição e uma a duas horas após, para que não haja prejuízo em termos de perdas de nutrientes ou má digestão. “Existe uma maneira fácil de reconhecer se a quantidade de água ingerida é suficiente. Quando a urina é eliminada em grandes quantidades e tem uma cor clara, a quantidade de água que está sendo consumida é suficiente. Se, pelo contrário, a urina é eliminada em pequenas quantidades e tem uma cor escura, é necessário aumentar o consumo de água”, alerta Juliana.

Hidratação

A água é o único líquido que, além de hidratar o organismo, limpa e não possui energia (caloria).  Porém, sucos, chás e os alimentos também são fortes aliados, mas devem ser privilegiadas as frutas, verduras e legumes, como por exemplo: pepino, abobrinha, espinafre, tomate, melancia, brócolis, morango. “São ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura por conterem boa quantidade de água em sua composição. Tão importante quanto intensificar o consumo de alimentos aliados da hidratação no cardápio é ficar longe do sal, das frituras, das bebidas alcoólicas e dos carboidratos refinados para evitar a desidratação”, ressalta a nutricionista.

Além de revigorar o corpo e ajudar no metabolismo, a hidratação com água colabora para que a pele fique com um aspecto mais saudável, com a cor e aparências normais, além de contribuir para o não aparecimento de manchas e descamações cutâneas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: