Em 15/01/2013 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
O Prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira, determinou a realização de um mutirão de limpeza nas regiões da cidade onde foram registrados os maiores índices de presença do mosquito da Dengue. A medida foi anunciada após tomar conhecimento do resultado do LIRA'a (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) realizado na primeira semana de janeiro que alcançou o índice de 1,6%, considerado grau médio pelo Ministério da Saúde.
Segundo o levantamento as regiões mais afetadas são as do bairro Bela Vista e São Cristóvão. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde determinou a realização, neste final de semana, de um mutirão de combate ao mosquito da dengue. Segundo Lúcia Gama, Secretária Municipal de Saúde de Leopoldina, o estágio de pré-epidemia que vive o município é preocupante e o prefeito "deu seu aval para que tomemos as medidas necessárias no sentido de conter a disseminação do mosquito transmissor da doença", frisou ela.
Desde o último dia 9, funcionários da Secretaria de Saúde fazem o trabalho de combate ao mosquito utilizando o chamado "fumacê costal", com a aplicação do remédio para matar o mosquito e que tem resultados imediatos. De acordo com Lúcia Gama foi solicitado à Gerência Regional de Saúde a presença na cidade de uma "força tarefa" para reforçar o trabalho de combate ao Aedes Aegypti. O objetivo é evitar que Leopoldina viva nova epidemia da doença como ocorreu recentemente. Além disso, a Prefeitura está limpando o córrego localizado abaixo da BR-116 e já fez a limpeza da Rua Omar Resende Peres, no Bairro São Cristóvão. Neste fim de semana o mutirão contra a Dengue fará a o recolhimento do lixo de residências e em terrenos baldios, além de vistoriar locais onde o mosquito da dengue pode se proliferar, tudo isto acompanhado de informações à população sobre como prevenir a Dengue.
Fonte e fotos: Jornal Leopoldinense