Em 11/01/2013 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
O Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Cataguases, José Ricardo Martins Junqueira, o Zeca Junqueira, como gosta de ser chamado, enviou nesta quarta feira, dia 9, documento que contém a relação de contas do financiamento dos projetos aprovados pela Lei Ascânio Lopes de Incentivo a Cultura 2012. Ele revelou que a liberação dos recursos será feita o mais depressa possível, “pois o que estamos resolvendo se refere ao edital de 2012, afirma o secretário”. Foram 23 projetos aprovados ano passado, totalizando R$179.281,00. De acordo com Zeca, “a lei Ascânio Lopes é muito importante para os artistas locais, mas ela apresenta um problema, pois atende à cultura erudita, e não chega com força à popular”. Por isso, ele disse que trabalhará mais na divulgação e no auxílio aos artistas populares.
Para o Secretário Municipal de Cultura “o que falta basicamente em Cataguases é traçar uma política cultural para a cidade, e é exatamente para isso que estou aqui”, assegura. Ele ainda disse que “o grande caminho é inserir Cataguases no Sistema Nacional de Cultura, através de um Plano Municipal de Cultura”. Resolvendo, dessa forma, a questão do financiamento da cultura na cidade, pois “a quantia que o governo federal repassa é grande e dá para financiar projetos em todas as áreas artísticas”, revelou Zeca.
Sobre o carnaval, ele falou que nesse ano a cidade terá uma boa festa dentro daquilo que foi possível fazer no tempo que tiveram, mas “para 2014, a expectativa é que se faça uma grande festa, a fim de atrair turistas e foliões para as ruas da cidade, conforme foi dito nas campanhas eleitorais. O Carnaval de 2014 será planejado o ano todo, como acontece nos grandes carnavais do país”, afirmou o secretário.
Zeca Junqueira ainda destacou a importância de se recuperar o patrimônio cultural que está se perdendo e lembrou que a parceria transparente com instituições culturais privadas é importante para fomentar a cultura, pois elas são produtoras de cultura, mas enfatizou que a Gestão Cultural da cidade é de responsabilidade da Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura de Cataguases, e dentro dessa perspectiva, “faremos políticas culturais que possam beneficiar a toda população, proporcionando um abraço entre a cultura erudita e a popular, pois a cultura que temos é a do povo de Cataguases”, concluiu o secretário.
Texto: Paulo Victor Rocha
Fotos: Paulo Victor Rocha e Júlio Azevedo