Em 11/01/2013 às 09h44 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cine Humberto Mauro realiza a mostra “O Gângster nos Anos 1930”

De 14 a 24 de janeiro, nove clássicos do cinema no

De 14 a 24 de janeiro, nove clássicos do cinema no

Download

 

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, promove de 14 a 24 de janeiro a mostra Origens do Crime: O Gângster nos Anos 1930. Nove clássicos de oito diferentes diretores exploram a faceta do gângster no cinema americano, após o período que ficou conhecido como Grande Depressão. A entrada para as sessões é gratuita. Os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência, na bilheteria do Cine Humberto Mauro.

Os filmes apresentados refletem a instabilidade da economia americana após o ano de 1929. O chamado american way of life dava lugar a uma nova sociedade imersa em uma onda de crimes por conta do alto índice de desemprego que assolou o país. Nesse contexto, os anos de 1931 e 1932 viram três grandes clássicos: Alma no lodo, dirigido por Marvyn LeRoy, que tem exibição nos dias 15, 19, 22 e 24, Inimigo Público, de William A. Wellman, com sessões em 14, 17 e 20, e Scarface, que pode ser visto nos dias 14, 18 e 23. O clássico possui direção de Howard Haws e Richard Rosson e teve notória refilmagem em 1982, sob a direção de Brian de Palma.

De igual importância, Anjos de Cara Suja, de Michael Curtiz, Heróis Esquecidos, dirigido por Raoul Walsh, Beco Sem Saída, de William Wyler, O Fugitivo, dirigido por Marvyn LeRoy, Mulher Marcada, de Lloyd Bacon, e, ainda, Vencido Pela Lei, de WS Van Dyke, integram a programação. De segunda a sexta-feira, as sessões acontecem das 17h às 21h. Nos sábados e domingos, os filmes podem ser vistos das 16h às 20h.

“A mostra nasceu do desejo de mostrar, de forma organizada e sistemática, os filmes que deram origem a um dos gêneros mais instigantes da produção cinematográfica norte-americana, cuja influência se expandiu para fora dela. O Cine Humberto Mauro realizou, recentemente, algumas mostras com essa temática, mas com um traço mais contemporâneo”, afirma o Gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Rafael Ciccarini. Ainda segundo ele, a mostra partiu de criteriosa pesquisa curatorial, com o objetivo de retomar as origens do gênero e realizar um diálogo com a produção cinematográfica atual.

Serviço:

Mostra - Origens do Crime: O Gângster nos Anos 1930

Data: 14 a 24 de janeiro

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes  (Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro – Piso inferior)

Entrada gratuita (retirada de ingressos na bilheteria do cinema meia hora antes do início de cada sessão)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: