Em 06/01/2013 às 11h49 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Uma reunião do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Cataguases, que começou por volta das 9 horas deste domingo, 6, no Sindicato dos Bancários de Cataguases, e terminou pouco antes das 11:30 horas decidiu, por ampla maioria, pela aceitação da proposta do prefeito Cesinha Samor, o que traz de volta o PT para o governo que ajudou a eleger. A informação foi prestada pelo presidente da legenda, Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno, a quem caberá assumir a Secretaria Municipal de Assistência Social. Ainda segundo Pequeno, Cesinha deverá implementar o Orçamento Participativo em Cataguases para 2014.
De acordo com Pequeno, o Diretório aprovou a proposta feita pelo prefeito Cesinha de contemplar o PT com a Secretaria Municipal de Assistência Social e a nomeação de quinze filiados para cargos naquela secretaria. De acordo ainda com o presidente da legenda, a escolha destes nomes será feita com base nos critérios de participação na vida partidária e na campanha, além da adequação do perfil profissional ao cargo oferecido. Sebastião Ruy de Almeida, o Tatá, nome inicialmente indicado pelo PT para Secretário de Assistência Social, será nomeado para uma das coordenadorias daquela Pasta.
A decisão oficial do Partido será levada ao prefeito Cesinha na manhã desta segunda-feira, 6, que deverá ratificá-la. O prefeito, ao anunciar seu secretariado fez esta proposta ao PT que, naquele momento, preferiu não aceitar e, ainda, anunciou estar deixando o governo. A notícia causou grande repercussão na cidade e, na tentativa de levar as partes envolvidas a retomarem o diálogo, o jornalista Jorge Fábio, editor do Primeiro Jornal, intermediou uma reunião entre representantes do PT e Cesinha, que aconteceu na tarde da última quinta-feira, 3, quando a mesma proposta foi reafirmada e o PT pediu que fosse implementado no município o Orçamento Participativo.
Cesinha foi procurado pela reportagem do Site e, por telefone, elogiou a decisão do PT. “Eu nunca quis que ele (o Partido dos Trabalhadores) saísse do governo”. O prefeito confirmou que acatará a decisão do diretório do PT. Com isto, apenas a secretaria de Indústria e Comércio permanece sem titular, mas ele informou irá anunciar o nome do novo secretário entre “segunda e terça-feira”.