Em 29/12/2012 às 13h13 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Aos 66 anos, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) vem formando profissionais do setor em todo o Estado, nos níveis técnico, pós-graduação e educação permanente. No total, mais de 143 mil pessoas já se qualificaram pela instituição, que atua em todo o Estado e em cursos de Educação à Distância.
Ao longo de sua história, a ESP-MG já realizou mais de 500 tipos de cursos, todos gratuitos. Só em 2012, foram formados 27 mil trabalhadores da área de saúde pública. Em 2013, dois novos cursos serão ofertados: especialização em comunicação em saúde e técnico em vigilância em saúde.
A auxiliar de enfermagem Lucinda Teodoro, que trabalha na emergência pediátrica do Hospital Odilon Behrens, conta que, mesmo tendo dedicado 20 anos na área da saúde, se beneficiou muito do curso da ESP-MG. “O curso traz cosas novas, expectativas novas, e meu objetivo não é parar”, enfatiza.
A professora da ESP, Roberta Stancioli, explica que é preciso se atualizar sempre, já que as novas descobertas científicas interferem na rotina desses profissionais. “A cada ano, são muitos achados novos, mudanças na legislação, ou seja, é preciso acompanhar este movimento e a ESP oferece esta oportunidade”, observa.
Na ESP-MG, todos os alunos já atuam na área da saúde e, por isso, as aulas também são um momento de intensa troca de experiências e informações. “Cada um tem muita coisa a passar para o outro. Isso é muito importante”, comenta a auxiliar de enfermagem e aluna Marlete Aguilar.
A escola elabora todo o material didático e fornece gratuitamente aos alunos. Os professores da instituição são profissionais do setor da saúde capacitados pela própria ESP e contam com acompanhamento do corpo técnico da escola durante todo o ano.
Fonte: Agencia Minas