Em 27/12/2012 às 12h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Em 2012, Minas Gerais desenvolveu sua economia, atraiu mais negócios, investiu em infraestrutura, gerou mais empregos, desenvolveu ações sociais em diversas áreas, como saúde, educação e defesa social. Tudo isso, sem deixar de lado a transparência, fundamento essencial para uma sociedade verdadeiramente democrática. Essa é a avaliação do governadorAntonio Anastasia no último Palavra do Governador deste ano.
“De acordo com o IBGE, a nossa participação no PIB brasileiro foi a que mais subiu, mais que todos os outros Estados, colocando, portanto, Minas Gerais em uma posição de destaque no seu crescimento econômico. Mas precisamos e vamos trabalhar para ter ainda muito mais”, destaca Anastasia.
Na infraestrutura, lembra o governador, o Estado praticamente concluiu o ProAcesso, programa que busca levar asfaltamento a todas as cidades de Minas que, antes, só tinham acesso por estradas de terra. Além disso, foram lançados os primeiros editais para o Caminhos de Minas, que vai agora ligar os chamados ‘links faltantes’ entre os municípios do Estado.
“A infraestrutura é fundamental exatamente para criarmos esse ambiente de bons negócios. Conseguimos recursos importantes de investimentos que foram autorizados pelo Governo Federal em razão do bom quadro financeiro de Minas de cerca de R$ 8 bilhões. Esses recursos serão destinados à área de infraestrutura: saneamento, estradas, a questão das PPPs, habitação. Tudo isso será investido com o objetivo de criar uma infraestrutura cada vez melhor”, afirma o governador.
Na área da saúde, o Governo de Minas garantiu o investimento de 12% da receita corrente líquida do Tesouro Estadual na área, respeitando a nova lei instituída que regulamentou o texto constitucional.
“A saúde teve investimentos em programas importantes como o Mães de Minas, o aumento do chamado Farmácia de Minas nos municípios médios e menores, que agora já passam de 500 municípios contemplados. Colocamos também através do ProHosp mais de 150 municípios mineiros beneficiados. Foi publicado pelo Ministério da Saúde o ranking dos Estados neste ano de 2012 na área da saúde. Minas Gerais é o 4º do Brasil e o primeiro do Sudeste na qualidade da sua saúde pública”, lembra Anastasia.
A educação mineira, por sua vez, também foi destaque em 2012. Apesar das desigualdades regionais ainda existente em Minas Gerais, o Estado conquistou o 1º lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para os primeiros cinco anos do ensino fundamental e o 2º lugar para os outros quatro anos, além do 3º lugar no ensino médio.
“A educação é motivo de grande comemoração nesse ano de 2012. Essa é uma posição extraordinária para Minas. Conseguimos também notas positivas nas Olimpíadas de Matemática, onde continuamos como campeões, conseguimos o 1º lugar sucessivamente em vários anos. Conseguimos avançar no PEP, que é o Programa de Educação Profissional, com mais de 30 mil novos alunos”, avalia Anastasia.
Por fim, o governador reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento cada vez maior do Estado e defende a transparência e a participação dos cidadãos para a construção de uma sociedade cada vez melhor.
Aproveitando o último programa do ano, Anastasia deixa também uma mensagem aos mineiros: “Quero levar a cada família mineira os meus cumprimentos, os meus desejos de fato de um ano de 2013 repleto de felicidades, melhor do que o de 2012, com menos crise econômica, se Deus quiser, mas com a garantia de que vamos continuar trabalhando muito em prol de Minas Gerais e, em consequência, é claro, do Brasil”.
O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa édisponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).
Fonte: Agência Minas