Em 23/12/2012 às 19h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Os comerciantes de Cataguases estavam apreensivos quanto às vendas de Natal até quinta-feira, 20, quando, finalmente, a situação começou a melhorar. Esta foi a análise do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Cataguases, José Porfiro do Carmo, feita ao Site do Marcelo Lopes neste sábado, 22.
"Vamos ter um aumento nas vendas entre 8% e 10% neste Natal", afirmou ele, acrescentando que o comércio local vai seguir a tendência do país. O fato de o aquecimento das vendas ter ocorrido somente a quatro dias da data mais esperada do ano para os lojistas e comércio em geral deve-se, segundo ele, a alguns fatores como o "recebimento da segunda parcela do décimo terceiro salário e a uma prudência maior na hora de comprar".
Na sexta-feira, 21, e sábado, 22, as ruas da cidade estavam cheias e o movimento nas lojas era intenso, espantando o fantasma de estoques encalhados e prejuízo. O consumidor cataguasense decidiu ir às compras, efetivamente, a partir da última sexta-feira. Um termômetro para isto é que hoje, domingo, 23, com a abertura também dos supermercados, o movimento superou as expectativas, ainda segundo o presidente do Sindicato.
José Porfiro resume a realidade deste Natal para o comércio de Cataguases: "Não será o melhor de todos os tempos, mas também está longe de ser o pior. Teremos um Natal muito bom, mas que vai deixar aquela sensação de que poderia ter sido melhor".