Em 23/12/2012 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
A Praça Dr. Miguel Pereira de Miraí, no último dia 4, foi o cenário para que cerca de 500 pessoas – dentre alunos e pais, educadores e outros representantes da comunidade – comemorassem os resultados alcançados pelo Projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE) durante este ano. A celebração também oficializou o encerramento da iniciativa, que desde a sua implantação há quatro anos, contou com o envolvimento expressivo da população em diversas atividades lúdicas, cujos objetivos principais foram estimular e promover o aprimoramento da educação pública local.
Na oportunidade foram realizadas apresentações de corais de música formados pelos próprios alunos e seus pais, além de uma performance com um grupo de dança de rua. O evento contou ainda com depoimentos de estudantes e de suas famílias sobre o seu envolvimento nas atividades escolares. Outros destaques foram a premiação dos vencedores do concurso nacional de redações Tempos de Escola e uma sessão de autógrafos com alguns dos jovens autores do livro Parceria Votorantim pela Educação em Miraí (resultado da competição entre as redações dos estudantes do município).
“O Parceria Votorantim pela Educação contribuiu bastante para a educação pública na cidade. Isso aconteceu, principalmente, porque ele estimulou o rendimento das crianças e, também, despertou o interesse dos pais em participar da rotina das escolas dos seus filhos. Com o Parceria, conseguimos perceber que é possível alcançarmos a escola dos sonhos e obtermos um melhor desenvolvimento para uma cidade como Miraí”, comenta Tatiani Arcanjo de Oliveira - mãe de Ana Beatriz Oliveira Fagundes, que é aluna da Escola Municipal Ninho da Água.
Lugar de pai de aluno também é na escola
Desde 2008, o Parceria Votorantim pela Educação atua na cidade através de um trabalho sinérgico e coeso com o poder público local. “Acredito fielmente que uma maior aproximação da família nas tarefas cotidianas da escola é essencial para o avanço do processo de aprendizagem dos alunos. Sempre buscamos trazer a família para dentro da escola, mas esse processo era um pouco lento. Com as atividades sequenciais estimuladas pelo Parceria Votorantim pela Educação essa interação aconteceu de forma mais dinâmica”, argumenta a Secretária Municipal de Educação de Miraí, Maria do Carmo Trota.
Em Miraí, o Parceria Votorantim Pela Educação cumpriu os seus principais objetivos: conscientizar a população em prol do fomento de uma educação de qualidade, bem como valorizar e complementar o papel da escola por meio da ampliação de possibilidades de desenvolvimento do jovem. “Acreditamos que a partir de agora toda a comunidade escolar de Miraí tem plenas condições de incrementar o processo de aprendizagem sozinha, já que estas pessoas estão suficientemente engajadas e preparada para buscar soluções educacionais alinhadas com a realidade da cidade”, completa Daniele Pedrosa, mobilizadora local do PVE e analista de Comunicação e Responsabilidade Social da Votorantim Metais.
IDEB
O ano de 2012 tem um significado especial para a educação pública em Miraí. Neste ano, a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb alcançou metas superiores ao que foi projetado para o ano de 2021 (números considerados muito expressivos se comparados a outros municípios brasileiros). Nos anos iniciais do ensino fundamental o índice conquistado foi de 6,6. Já nos anos finais, a meta chegou a 4,2.
Fonte e fotos: Ideia Comunicação Empresarial