Em 21/12/2012 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Em Itamarati de Minas, 34 jovens receberam, em novembro, o certificado do Curso de Costura Básica Industrial. Com idades entre 17 e 29 anos, eles integraram o Evoluir, projeto apoiado pelas Unidades da Zona da Mata da Votorantim Metais e pelo Instituto Votorantim, que é executado pela ONG homônima. Este foi o quinto ano de atuação da iniciativa de capacitação que, ao longo desses anos, possibilitou a especialização de cerca de 150 novos profissionais para o mercado de trabalho.
Cerca de 200 pessoas participaram da solenidade de formatura dentre familiares dos formandos, representantes das Unidades da Zona da Mata da Votorantim Metais, do poder público do município, instrutores do curso e outros convidados da comunidade. “Para muitos desses jovens, essa foi a primeira formatura de que participaram como ‘protagonistas’. Todos estavam muito empolgados com a festa”, conta Inês Guimarães, analista de Comunicação e Responsabilidade Social da Votorantim Metais na Zona da Mata.
Nos últimos quatro anos, cerca de 70% dos alunos conseguiram emprego na indústria têxtil, assim que completaram o curso. “Nossa intenção, juntamente com o Projeto Evoluir, é incentivar a inserção dos seus participantes no mercado de trabalho, dando a eles um aprendizado técnico, voltado para áreas específicas e que demandam por mão de obra especializada na região”, explica Inês.
Com foco na inserção no mercado de trabalho, o Evoluir é uma alternativa sem custos para os jovens que querem aprender um ofício, direcionado para a demanda da indústria local. Ao longo de 2012, além dos cursos, ministrados pelo Senai, foram realizados ciclos de palestras pedagógicas, atividades socioeducativas e profissionalizantes, com foco no empreendedorismo e cooperativismo.
Fonte e fotos: Ideia Comunicação Empresarial