Em 19/12/2012 às 13h55 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Foi realizada nesta manhã de quarta-feira, 19, em Cataguases, a diplomação dos candidatos eleitos a prefeito, vice e vereadores, além dos suplentes da Comarca, que é formada pelos municípios de Astolfo Dutra, Cataguases, Dona Eusébia, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases. A cerimônia teve início às 9:30 horas, no Centro Cultural Humberto Mauro e foi presidida pelo juiz eleitoral em exercício, Ronaldo Souza Borges, e contou ainda com as presenças do Promotor Eleitoral Rodrigo Ferreira Barros, o chefe do Cartório Eleitoral, Antônio Carlos Gonçalves e do Tenente Expedito, representando a Polícia Militar.
Em seu pronunciamento de abertura da solenidade Ronaldo Borges destacou a lisura do processo, a transparência com que os eleitos deverão conduzir seus mandatos e chamou a atenção para o compromisso que assumiram com a população. “Peço aos eleitos que respeitem os princípios básicos da justiça; moralidade e proporcionalidade. E que façam jus aos sentimentos que representam”, disse o magistrado.
O Promotor Eleitoral também ressaltou o compromisso que todos devem ter com a seriedade na Administração. “As eleições aconteceram tranquilamente, mas, o grande desafio não foi
a eleição, será a partir de janeiro. É importante saber que as divisões políticas devem ser deixadas de lado. Quanto aos desmandos, corrupção, não são mais tolerados como vimos recentemente no processo do ‘Mensalão’. Todos os agentes públicos que trabalham pela sociedade têm que saber que estão sendo vigiados. Gostaria de convocar os senhores(as) prefeitos e vereadores para trabalharmos juntos pela transparência”, finalizou.
O Chefe do Cartório Eleitoral, Antônio Carlos Gonçalves, agradeceu os colegas da Justiça e de trabalho e disse que “apesar do exíguo prazo que a Justiça Eleitoral nos concede para trabalhar, conseguimos cumprir esta missão que começou em outubro de 2011”.
Após a diplomação, o prefeito eleito de Cataguases, José Cesar Samor, o Cesinha, fez um discurso em que se emocionou ao final. Ele ressaltou seu compromisso com a saúde e disse que vai trabalhar intensamente nossa cidade que “merece voltar a ocupar um lugar de destaque na Zona da Mata”. E continuou: “A Cultura, Educação e Geração de emprego também são metas prioritárias no nosso governo. Precisamos resgatar a Cultura, pois ela é uma grande geradora de emprego e a que melhor remunera”. Ao se dirigir aos vereadores pediu a eles a união em prol de Cataguases para a prosperidade. Acredito também um uma oposição legítima, mas pensando sempre na cidade. Na última frase, o prefeito eleito não conseguiu conter a emoção e terminou o pronunciamento com dificuldade e os olhos marejados.
Depois da cerimônia em entrevista ao Site do Marcelo Lopes o prefeito diplomado disse que vai fortalecer o Cisum (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e trabalhar em parceria com os demais municípios da comarca. Ele revelou ainda que irá divulgar os nomes de seus secretários “daqui a dez dias”.
(Com reportagem de Maria Teresa Ladeira)