Em 17/12/2012 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
O prazo para vacinação de animais contra febre aftosa termina hoje, 17 de dezembro. Devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade, para que a meta de 100% do rebanho de Cataguases e região seja alcançada. Quem não vacinar seu rebanho deverá pagar multa no valor de R$ 58,23 para cada bovino não vacinado. A campanha começou dia 5 de novembro e deveria ser encerrada no dia 30 do mesmo mês, mas foi prorrogada por causa das chuvas que caíram sobre a Zona da Mata Mineira neste período de vacinação.
A Doença
A febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus. Ela atinge animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos.
O vírus da febre aftosa é altamente contagioso e pode ser transmitido através da baba e, na fase inicial da doença, do sangue dos animais. Tal vírus pode resistir por meses na medula óssea do animal (mesmo depois de morto), no pasto, na farinha de ossos e no couro.
A doença também pode ser transmitida por contato indireto, através de alimentos, água, ar, pássaros e humanos que cuidam dos animais, e que podem levar os vírus em suas mãos, roupas ou calçados.
Os primeiros sintomas apresentados pelo animal são febre alta e perda do apetite, seguidos de aftas na boca, na gengiva ou na língua e, principalmente, feridas nos cascos ou nos úberes. O animal baba muito, contaminando todo o ambiente e tem grande dificuldade para se alimentar e para se locomover, em razão das feridas nos cascos. A produção de leite, o crescimento e a engorda ficam prejudicados.
A intensidade da doença é variável, mas sabe-se que ela atinge mais animais jovens, principalmente os que estão em aleitamento.
Com informações da Rádio Muriaé e IMA-MG