Em 13/12/2012 às 13h01 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
O governador Antonio Anastasia realizou, nesta quarta-feira (12), data do aniversário de 115 anos de Belo Horizonte, a última visita às obras do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, antes da entrega à população, no próximo dia 21. Atualmente, 99% das obras estão concluídas.
“Aproveitamos para fazer uma homenagem àqueles que concluíram e reconstruíram esse belíssimo estádio, que está pronto e preparadíssimo para ser palco de grandes decisões. Teremos no próximo dia 21 de dezembro a inauguração oficial e, no dia 3 de fevereiro, o clássico entre Cruzeiro e Atlético”, afirmou o governador.
Acompanhado do senador Aécio Neves, do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e do secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Tiago Lacerda, o governador Anastasia homenageou os operários que participaram da obra do estádio, visitou as áreas dos camarotes, a zona mista para a imprensa e os vestiários.
O senador Aécio Neves falou sobre o cumprimento do cronograma da obra. “Eu estou muito feliz de ver que aquele sonho lá de trás, com eficiência, com planejamento, com muita gente trabalhando, se transformou em realidade. A partir de agora, o estádio do Mineirão é de novo de todos os mineiros. O Mineirão é o primeiro estádio pronto para a Copa do Mundo e para a Copa das Confederações”, disse.
O prefeito Marcio Lacerda também destacou o cumprimento dos prazos e dos preços previstos no edital da reforma do Mineirão.
“A finalização dessa obra reforça, mais uma vez, a capacidade mineira de governar, de fazer boas obras, de entregar obras no prazo, e, principalmente, sem nem um centavo a mais de custo, entregue conforme o valor previsto. Nós estamos muitos orgulhosos. O Mineirão reflete, com muita grandeza, a nossa capacidade de amar e de viver o esporte, de ter no futebol um elemento de diversão, de reforço da nossa identidade e de promoção social. Belo Horizonte está muito feliz com o presente que ganha hoje”, pontuou Márcio Lacerda.
Durante a visita, o governador acionou os novos sistemas de som e placar eletrônico, onde foi exibido vídeo institucional do Novo Mineirão. O momento foi marcado por um coro de parabéns coletivo, cantado pelos 1.600 operários da obra, em comemoração ao aniversário de 115 anos de Belo Horizonte.
O Mineirão, 99% pronto
O estádio terá 62.160 lugares. A obra foi feita por meio de uma parceria público-privada (PPP), na qual a Minas Arena,empresa vencedora da licitação, assumiu as obras de modernização e a responsabilidade de manter e operar o estádio nos próximos 25 anos.
O estádio vai abrigar nove partidas de torneios da FIFA, sendo três durante a Copa das Confederações de 2013, incluindo uma semifinal, e seis durante a Copa do Mundo de 2014.
O Mineirão é o único estádio no país com área externa de 80 mil metros quadrados, com capacidade para 65 mil pessoas. A esplanada será ligada por passarela ao Ginásio Jornalista Felipe Drumond, o Mineirinho.
“É um equipamento muito mais moderno e preparado em termos de conforto e segurança. A esplanada é uma grande praça, que vai possibilitar a convivência com as pessoas não só nos dias de jogos, mas no dia a dia da cidade, inclusive com lojas, restaurantes, serviços à população. É um novo tempo para o futebol mineiro”, ressaltou o secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Tiago Lacerda.
Detalhes da obra
Atualmente, há 1.600 operários nas obras, número que chegou a 3 mil no pico da reforma. Recentemente, foram concluídos o plantio do gramado, a instalação dos telões e dos pré-moldados na arquibancada inferior, o piso do estacionamento coberto, a instalação da treliça metálica, da membrana de cobertura e das cadeiras, e os bares.
Os próximos dias servirão para a conclusão do acabamento dos vestiários e camarotes, o término das calçadas, o paisagismo no entorno do estádio, o serviço de ar-condicionado e os últimos ajustes na iluminação do gramado.
Fonte: Agência Minas