Em 13/12/2012 às 09h29 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
O vice-governador Alberto Pinto Coelho participou, nesta quarta-feira (12), em Montes Claros, da inauguração da ampliação da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, da Petrobras Biocombustível.
A expansão da indústria está alinhada ao mercado potencial para o biodiesel em Minas Gerais, o segundo maior consumidor do país. O projeto é resultado do protocolo de intenções assinado com o Governo de Minas em dezembro de 2011. A unidade passará a produzir 152 milhões de litros/ano, um acréscimo de 40% em sua capacidade atual.
“O protocolo merece um registro especial pelo seu cuidado com os fatores de interiorização da indústria, da política integrada do meio ambiente, da elevação das ofertas de emprego diretas e indiretas, e da modernização do parque produtivo mineiro. E, no caso da Petrobras Biocombustível, no fortalecimento da agricultura familiar pelo fornecimento de matéria-prima, e no projeto agrícola de reestruturação produtiva, cujos objetivos visam, principalmente, o desenvolvimento econômico da região”, afirmou o vice-governador.
A Petrobras Biocombustível investiu R$ 28 milhões na expansão da usina, dos quais R$ 10 milhões foram destinados às obras, e a outra parte terá foco no fortalecimento da agricultura familiar em Minas Gerais. O presidente Miguel Rosseto explicou que com a ampliação da usina, a capacidade de produção será triplicada, se comparada aos iniciais 57 milhões de litros/ano, volume com o qual a unidade iniciou os seus trabalhos em 2009.
“Vamos ampliar a oferta, reduzir a necessidade de importação de outros estados para atender o mercado mineiro, ampliar os empregos e a renda agrícola na região", afirmou Rossetto.
O acordo firmado com o Governo do Estado prevê ainda a geração de postos de trabalho na usina e na área de suprimento agrícola, além de contemplar o incremento da participação de agricultores familiares na cadeia do biodiesel, com a meta de atingir 4.500 pequenos produtores até 2014. A cerimônia de inauguração contou ainda com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira.
Usina Darcy Ribeiro
A unidade gera, atualmente, 160 postos de trabalho no Norte de Minas e já produziu cerca de 260 milhões de litros de biodiesel. O projeto de expansão da Usina Darcy Ribeiro amplia a capacidade total da Petrobras Biocombustível, empresa líder em vendas no setor, para 765 milhões de litros/ano.
As obras e a adequação de operações foram realizadas ao longo de 2012. Desde sua inauguração, em abril de 2009, a unidade passou por melhorias estruturais e de processos que viabilizaram, entre outros avanços, o atual patamar de produção. A unidade, que opera hoje em plena capacidade, integra o parque industrial da Petrobras Biocombustível, que opera cinco usinas e registrou sucessivos recordes de produção de biodiesel em 2012.
Fonte: Agência Minas