As crianças conheceram e aprovaram a chegada da "G
Download
Para incentivar a leitura, a Prefeitura de Ubá, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou um projeto diferente de tudo: a Geladoteca. Uma geladeira antiga é transformada em minibiblioteca e fica ao ar livre, 24h por dia, para empréstimo gratuito e sem burocracia. Qualquer pessoa interessada pode pegar um livro e até levar para casa, devolvendo quando quiser.
A Secretaria de Educação, Maria do Carmo de Melo Coelho, contou que “A geladeira é como um atrativo, a pessoa pensa: o que ela está fazendo na Praça? Então, vai se interessar de pegar um livro para ler. Ela é um detonador para leitura. Também é uma oportunidade para reciclagem; hoje se troca muito os eletrodomésticos e acabam ficando sem serventia. Ganhamos as geladeiras por doação da própria população e temos ainda a facilidade de poder deixa-las na rua, porque o livro fica protegido mesmo com chuva”.
A primeira Geladoteca foi colocada na Praça São Januário, e na próxima quarta-feira, 5, estará na Praça da Independência, à partir das 15 horas. Há previsão de outra "geladoteca" para o ponto de ônibus perto do Pan Criança. Para receber o eletrodoméstico, haverá apresentação musical dos alunos da Escola Municipal Recanto São Domingos e do Instituto Educacional Semear, além de apresentação da Fada Brilho com a história: O mundo do ‘Era uma vez’.
Andrea Dias, coordenadora do Baú das Letras - programa da Prefeitura local de criar pequenas bibliotecas ambulantes em pontos estratégicos da cidade - disse que "Temos objetivo de desmistificar esta ideia de que brasileiro não lê. Eu penso que não tem acesso devido ao material, então, esta é uma oportunidade para todos os ubaenses para que conheçam tipos de gêneros textuais, sendo motivados a criarem o hábito da leitura", assegurou.
Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da PMU
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE