Em 30/11/2012 às 21h03 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Minas é hexacampeã na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

O crescimento de Minas Gerais na competição foi si

O crescimento de Minas Gerais na competição foi si

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Se a meta da seleção brasileira na próxima Copa do Mundo é conquistar o hexacampeonato, nas olimpíadas do conhecimento mais famosas do Brasil os estudantes mineiros já alcançaram o objetivo.

O resultado da 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), divulgado nesta sexta-feira (30), mostrou que os estudantes mineiros foram, novamente, os melhores do Brasil.

Pela sexta vez consecutiva, Minas Gerais conquistou o maior número de ouros e também o primeiro lugar no ranking total de medalhas. E com recorde histórico. De acordo com o site da Obmep, foram 152 ouros conquistados, 229 pratas e 947 bronzes. Um total de 1.328 medalhas.

O crescimento de Minas Gerais na competição foi significativo tanto em números absolutos, quanto percentualmente. Em 2011, quando a organização da Obmep distribuiu 3.200 medalhas, os estudantes mineiros conquistaram 816, ou 25,5% do total. Este ano, foram 4.500 medalhas e os alunos de Minas conquistaram 29,6% do total. É um sinal de que os mineiros estão cada vez mais afiados nas contas.

Craque da Zona da Mata

Uma das campeãs das escolas estaduais é a estudante Dávila de Carvalho Meireles, 13 anos, da Escola Estadual Terezinha Pereira, da cidade de Dores do Turvo, Zona da Mata Mineira. A escola já é conhecida por produzir campeões da Matemática, por seu histórico de ganhar medalhas na Obmep desde 2007.

Em sua segunda Olimpíada — na primeira ela havia conquistado um bronze — a aluna descobriu que seu desempenho em 2012 foi digno de ouro. Além disso, no nível I da Obmep, que reúne estudantes do 6º e 7º anos, Dávila conseguiu obter a segunda melhor nota do país.

“Recebi muito incentivo dos meus pais e professores. Meu professor de Matemática dá aulas com questões de anos anteriores da Obmep, além de várias orientações, como a necessidade de ficar calmo na hora da prova e pensar bastante. No ano que vem, quero fazer a prova de novo, porque assim eu consigo ganhar experiência, cursos, medalhas e reconhecimento. E isso é um grande incentivo”, disse.

Avanços constantes

A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, parabenizou os alunos medalhistas. Segundo a secretária, esse resultado é mais um sinal do avanço do sistema educacional mineiro e deve ser compartilhado na escola.

“Mais uma vez nós fomos campeões das Olimpíadas. A primeira palavra é de reconhecimento e parabéns aos nossos alunos medalhistas e evidentemente aos professores, comunidades escolares, aos seus pais e diretores de escolas”, disse.

“É também necessário cumprimentar os demais estudantes, porque há todo um ambiente que contribui para que alguns se destaquem dessa maneira. Nós estamos extremamente satisfeitos, esse é mais um indicador dos avanços da educação pública estadual de Minas Gerais. Esses avanços tem sido capazes de fortalecer os talentos dos nossos jovens não só em Matemática, mas em Português, Robótica, na Educação Ambiental, Esportes, Música, entre outros”, completou.

Das mais de 1300 medalhas conquistadas por Minas Gerais na Obmep, a maior parte delas é de estudantes da rede estadual de ensino. Os alunos de escolas estaduais conquistaram 974 medalhas, sendo 117 de ouro, 159 de prata e outras 698 de bronze.

Programa de Iniciação Científica Jr

Além das medalhas, os alunos que conquistaram medalha de ouro, prata e bronze na 8º edição da Obmep irão participar do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC). A iniciativa tem duração de um ano e as atividades envolvem encontros presenciais e a participação em um Fórum Virtual que possibilita o contato, via internet, com estudantes de todo o país que se interessam por Matemática

 Os medalhistas que acompanham todas as etapas do PIC recebem a Bolsa de Iniciação Cientifica Jr., concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio.

A Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

 

Fonte: Agencia Minas

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