Em 30/11/2012 às 12h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
(Reuters) - O aeroporto de Damasco não estava aceitando voos nesta sexta-feira, disse uma companhia aérea regional do Golfo, um dia depois de combates perto do aeroporto interromper a principal estrada que leva à capital síria.
"As companhias aéreas não estão operando para Damasco hoje, porque o aeroporto não estava aceitando nenhum voo", disse o representante da companhia aérea sediada em Dubai, que pediu para não ser identificado.
O cronograma de voos nos sites de aviação na Internet mostraram que duas empresas da região do Golfo --a Air Arabia e a flydubai-- operariam normalmente seus voos para Damasco nesta sexta.
O Ministério da Informação da Síria anunciou na quinta-feira que a estrada para o aeroporto estava segura após forças de segurança retirarem "terroristas" --como o governo classifica os rebeldes que lutam para derrubar o presidente Bashar al-Assad-- do local. Segundo a pasta o aeroporto operava normalmente.
O conflito na Síria, que já dura 20 meses, já levou várias companhias aéreas a cancelar ou reduzir o número de voos para Damasco e somente um pequeno número de aviões comerciais pousam e decolam do aeroporto.
Rami Abdelrahman, diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos, sediado na Grã-Bretanha, disse que a estrada para o aeroporto foi reaberta, mas as forças de Assad e rebeldes ainda combatiam na região e o tráfego era mínimo.
Ele disse que havia informações de combates e bombardeios ao longo da noite na região sul de Damasco, mas o contato com fontes dentro do país era difícil, porque a Internet e linhas de telefone estavam indisponíveis.