Em 29/11/2012 às 08h56 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
No dia 9 de junho, domingo, a seleção brasileira enfrentará a seleção francesa no estádio Mineirão. O anúncio foi feito pela FIFA e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na tarde desta quarta-feira (28), em São Paulo. O secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, fez questão de confirmar presença no evento. “Com certeza estarei aqui, não vou perder esse jogo porque Brasil e França sempre são partidas emocionantes”, afirmou Valcke.
O governador Antonio Anastasia, que está em viagem oficial aos Estados Unidos, comemorou o anúncio. “A decisão da FIFA é o reconhecimento dos esforços feitos por Minas Gerais para transformar Belo Horizonte no principal palco do maior evento esportivo do mundo. O Mineirão, que está praticamente concluído, merece um clássico do futebol mundial, poucos dias antes do início da Copa das Confederações. Os mineiros, com sua tradicional hospitalidade, receberão de braços abertos este importante jogo”, disse o governador.
O secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo de Minas Gerais, Tiago Lacerda, também presente à coletiva, comentou a decisão. “Será uma partida espetacular à altura da tradição e da paixão mineira pelo futebol. Vamos nos empenhar para que a operação seja eficiente e, claro, vamos torcer para a seleção brasileira golear”, ressaltou.
A negociação para a realização do jogo em Belo Horizonte teve início em setembro, quando o presidente da CBF, José Maria Marin, esteve em Belo Horizonte visitando os estádios Independência e Mineirão a convite do governador Antonio Anastasia e do senador Aécio Neves.
O jogo no Mineirão será realizado no período exclusivo da FIFA, 21 dias antes da Copa das Confederações 2013. “Esse será um dos eventos testes para a Copa das Confederações. Esperamos ter outros eventos com grandes públicos antes da Copa”, acrescentou Lacerda.
Mineirão quase pronto
O Mineirão está com 96% das obras concluídas e será entregue no dia 21 de dezembro. O primeiro jogo já está definido: Cruzeiro e Atlético no dia 3 de fevereiro.
Após a reforma, o estádio terá 62 mil assentos, capacidade para atender 300 jornalistas, 98 camarotes e cerca de 2.600 vagas de estacionamento.
Com relação aos ajustes finais da obra, os dois telões do estádio já foram instalados, o plantio do gramado foi finalizado na semana passada e uma das traves já pode ser vista sobre o tapete verde.
Fonte: Agência Minas