Em 23/11/2012 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
O Projeto de Lei 2.197/11, de autoria do deputado Dr. Wilson Batista (PSD), foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na manhã desta quarta-feira (14). A norma institui o Programa de Prevenção ao Câncer no estado e ampara a atuação da Unidade Móvel de Prevenção, que está sendo adquirida pela Fundação Cristiano Varella com recursos de emenda parlamentar do deputado.
O texto da lei prevê a instalação de unidades móveis de prevenção, com equipamentos e aparelhos de diagnóstico, que serão instaladas em veículos especialmente adaptados para este fim e que percorrerão o estado prevenindo o câncer de mama, colo de útero, próstata e pele.
A norma garante ainda que uma equipe de prevenção formada por um médico e uma enfermeira acompanhem todo o trabalho a fim de garantir a qualidade dos procedimentos. Toda a gestão do programa será feita pelo Governo de Minas através do Previpri, um programa de prevenção primária do estado.
O governo do estado tem 90 dias para regulamentar a lei após a sua sanção ou promulgação.
UNIDADE MÓVEL - A primeira unidade móvel de prevenção do estado está quase pronta para atender os mineiros. A carreta especialmente adaptada terá uma sala com um mamógrafo, um consultório ginecológico, para a prevenção do colo do útero, um sala de coleta de sangue, para prevenção do câncer de próstata - através da dosagem do PSA - e uma sala de pequenas cirurgias, para retirada de tumores de pele.
A iniciativa é do deputado Dr. Wilson Batista (PSD) que enviou R$1.300.000,00 para a Fundação Cristiano Varella, através de sua emenda ao orçamento do estado, para a realização deste projeto. Além da compra da unidade, o parlamentar, juntamente com o deputado Lael Varella, conseguiu o mamógrafo que ira equipar o veículo junto ao Governo de Minas.
Para Dr. Wilson Batista o projeto facilitará o acesso à prevenção. “Com este projeto, além de apliarmos a assistência, ofereceremos exames com a garantia de qualidade e principalmente estaremos trabalhando para a redução das desigualdades do atendimento na saúde, em especial nos municípios mais carentes, onde a incidência das doenças é mais prevalente”, afirmou o deputado.
Fonte e foto: Jornal A Notícia