Em 21/11/2012 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Instituto Centro Cape, braço do Mãos de Minas, maior central de cooperativas de artesãos de Minas Gerais, ampliam programas de qualificação de micro e pequenas empresas no Estado. Em 2013, Minas Gerais ganhará três novos núcleos operacionais do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), que serão instalados nas cidades de Muriaé, na Zona da Mata, São João del-Rei, na Região Central, e Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha.
O PEIEX é uma das ações estruturantes do Plano de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do governo federal, e conta com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), governos estaduais, federações de indústrias, entidades setoriais, universidades, centros tecnológicos e entidades empresariais. O programa tem como objetivo fomentar a inserção das empresas mineiras no mercado Internacional, incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas de micro, pequeno e médio porte.
Com a ampliação do programa no Estado, que já conta com outros seis pontos de atendimento, que já beneficiaram mais de 1.900 empresas, a expectativa é de que o fim da crise, em alguns anos, aponte cenário favorável para quem estiver pronto. Desde 2009, quando criou, com esse objetivo, o Peiex, a Apex-Brasil atendeu 10.500 candidatas a exportadoras de pequeno a médio porte, oferecendo consultoria gratuita de gestão, controles financeiros, processos eficientes de produção e formação de gente qualificada. A instituição tem 32 núcleos operacionais em 12 estados e no Distrito Federal.
Fonte e foto: Guia Muriaé, com informações do Estado de Minas.