Em 20/11/2012 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Acontece, de 21 a 23 de novembro, o 5º Fórum DiverCidades Criativas, evento que encerra o ciclo de ações em 2012 do Programa de Economia Criativa Regional que tem como foco o “Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais”.
Uma iniciativa do Sebrae-MG, Instituto Cidade de Cataguases e da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Casa de Cultura Simão, Instituto Fábrica do Futuro, Instituto Francisca de Souza Peixoto e Instituto Votorantim.
A programação do evento conta com um programa de auditório voltado para a juventude, rodas de debate sobre desenvolvimento regional com participação de gestores de diversas áreas, relato da missão técnica internacional promovida pelo Sebrae e uma mostra dos curtas-metragens produzidos no 3º Festival Ver e Fazer Filmes.
Abrindo as atividades, no dia 21 de novembro, será realizado o “Programa Arena Digital”, um programa de auditório em formato WebTV, feito por e para jovens, que traz temas da atualidade para o centro do debate. O “Arena Digital” integra o projeto Rede Geração Digitaligada de Webvisão, patrocinado pela Vivo, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O programa será gravado no PINA – Ponto de Interação nas Artes – Bairro Guanabara (antigo CTM), às 19:30 horas.
Na tarde de 22 de novembro, às 15 horas, na Casa de Cultura Simão, haverá um encontro para apresentação da “Missão Técnica Internacional”, promovida pelo Sebrae-MG, que levou uma comitiva de gestores locais em visita à Espanha, Inglaterra e Portugal.
O evento principal acontece à noite, quando o Fórum prevê uma arena aberta de debates em torno do tema “Educação, Cultura e Desenvolvimento Regional”, com participação de gestores culturais, educacionais e empresariais, com atuação local, regional e nacional. No “Fórum”, será elaborada a “Carta Cidades Educadoras e Criativas” para ser entregue aos prefeitos e vereadores eleitos nos municípios que compõem o “Consórcio Intermunicipal de Cultura”. A “Arena” acontece na Casa de Cultura Simão, às 19:30 horas.
No dia 23, encerrando as atividades, serão exibidos os curtas-metragens produzidos na edição portuguesa do Festival Ver e Fazer Filmes, realizado em outubro, em Guimarães, capital europeia da cultura em 2012. Três equipes participaram do Festival, sendo duas portuguesas - a Universidade do Minho e a Universidade Católica do Porto, e uma brasileira, um coletivo composto por jovens da Companhia Ormeo de Teatro e Dança, de Cataguases. Entre os vencedores figura um jovem cataguasense - Eduardo Yep, que levou o prêmio de Melhor Edição no filme Mi(n)to, da Cia Ormeo. A mostra será realizada no Anfiteatro Ivan Müller Botelho, às 20 horas.
Todas as atividades são gratuitas, com vagas limitadas.
Para outras informações e inscrições acesse o site: www.fabricadofuturo.org.br
Texto: Beth Sanna – Núcleo de Comunicação Fábrica do Futuro – Foto: Acervo Fábrica do Futuro