Em 16/11/2012 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Oficialmente, o dia 14 de novembro é conhecido como o Dia Mundial do Diabetes. Através de dados fornecidos pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, sigla em inglês), em todo mundo, mais de 300 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento, como o nosso país.
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, aproximadamente 5,8% da população a partir dos 18 anos têm diabetes tipo 2, o que equivale a 7,6 milhões de pessoas. E aparecem 500 novos casos por dia. O diabetes tipo 1 e 2 juntos, atingem 10 milhões de pessoas.
A Prefeitura de Ubá e a Secretaria Municipal de Saúde, através da Farmácia Municipal, está promovendo um movimento de conscientização em frente ao ponto de distribuição de medicamentos, na Avenida Beira Rio. Em parceria com o curso técnico em Enfermagem da ETAL e o curso superior de Farmácia da UNIPAC, está sendo oferecido à população a medição da glicemia (foto), aferição de Pressão Arterial e orientações sobre como prevenir e tratar a Diabetes.
A Supervisora da Farmácia Municipal, Marília Gravina, informou que “nosso sistema de cadastro já aponta para um total de 2598 pessoas diabéticas em Ubá, sendo 399 usuários de Insulina. Nossa dispensação mensal de frascos de insulinas tem crescido regularmente, o que é preocupante. Hoje, liberamos 852 frascos por mês”, informou.
Marília também irevelou que este é o primeiro Dia Mundial da Diabetes que a Farmácia promove: “O sistema de cadastro já está com a pergunta “o usuário participa de algum grupo informativo?” Então, além de entregar remédios, temos que auxiliar na educação para que as pessoas façam o tratamento corretamente”.
A farmacêutica responsável Patrícia Guilhermino enfatizou a gravidade da doença: “Já contabilizamos 6 óbitos, em decorrência de complicações de diabetes, de usuários da farmácia municipal. A OMS já considera uma epidemia mundial, sendo que muitas pessoas desconhecem que são portadoras da doença”.
“A população tem remédios para diabetes gratuitos não só na rede municipal de saúde, mas como também em todos as drogarias credenciadas na rede Farmácia Popular. Algumas drogarias do Centro, em Ubá, entregam até insulina. Então, não tem porquê não se tratar e ter uma vida saudável”, encerrou a farmacêutica.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação da PMU