Em 10/11/2012 às 13h38 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Leopoldina será uma das poucas cidades a realizar periodicamente um curso que vai ensinar a desenvolver, fabricar e montar um aquecedor solar de baixo custo. A informação foi dada pelo Jornal Leopoldinense, acrescentando que as aulas terão conteúdo atualizado de última geração no que se refere à fabricação destes aquecedores.
A saída para a montagem destes aparelhos a um custo mais baixo está na substituição do material utilizado na confecção dos painéis e reservatórios, que serão feitos em placas de PVC alveolar e em polietileno de alta densidade. Os alunos vão receber apostilas, uma lista com as empresas fornecedoras do material usado na fabricação dos aquecedores, além de kits didáticos e as aulas vão utilizar recursos multimídia.
As aulas serão ministradas pelo engenheiro Agnelo do Couto Vitral, formado pela Universidade Federal Fluminense com extensão extracurricular em hidráulica e engenharia do calor. Para ele, os governos deverão implementar ações que possibilitem a utilização da energia solar "por ser inesgotável, limpa, e muito abundante no país". Com o uso da energia solar, haverá significativa redução nas contas de energia elétrica, completou.
A parte teórica do curso será realizada nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na Rua Carlos Luiz, 356/2º andar, em Leopoldina. Informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3441-2492. O investimento é de R$85 com direito à apostila.
Fonte e foto: Jornal Leopoldinense