Em 04/11/2012 às 15h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Agência Brasil
Brasília - O Ministério das Relações Exteriores informou hoje (3), por meio de nota, que irá solucionar “o mais rapidamente possível” o problema detectado no chip de passaportes entregues pela Casa da Moeda. O Itamaraty destacou que a operação de emissão dos documentos será normalizada em 15 dias.
Brasileiros e estrangeiros que precisarem dos passaportes às vésperas do Natal e das férias escolares não serão prejudicados, de acordo com o texto.
O ministério e a Casa da Moeda estão trabalhando em conjunto para solucionar o problema. O ministério informou ainda que o defeito ocorreu em parte de um lote, e a Casa da Moeda reenviou, em tempo “oportuno”, 8,6 mil documentos ao Itamaraty. Esses passaportes estão sendo distribuídos nos postos onde a necessidade é maior.
A empresa é responsável por ativar o chip para que o Ministério das Relações Exteriores faça a personalização com os dados dos cidadãos que requerem o documento em postos no exterior.
De acordo com o ministério, a Casa da Moeda já reforçou o processo de controle de qualidade para evitar novas ocorrências.