Em 02/11/2012 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Pela primeira vez na história de Cataguases os supermercados abriram suas portas no feriado, concretizando uma antiga reivindicação da categoria. Aliás, os empresários do setor, em todo o país, afirmam que esta prática só traz vantagens, principalmente para o consumidor. Por outro lado, o sindicato dos empregados, assegura que a situação não é bem assim e diz ser preciso remunerar melhor os trabalhadores e seguir à risca o que determina a legislação trabalhista.
A reportagem do Site do Marcelo Lopes visitou, esta manhã, os três maiores supermercados da cidade e registrou um grande movimento, com formação de filas nos Caixas, inclusive. No Supermercado Morais, Gilmar Abranches Morais e sua irmã Rose, que administram o negócio com outro irmão, Mário Lúcio, disseram estarem surpresos com o grande fluxo de pessoas. “A gente não esperava todo este movimento”, contou Rose. Para Gilmar, a novidade veio para ficar. “Acho que o consumidor, que foi aos supermercados hoje, disse que quer este tipo de serviço nos feriados e finais de semana”, afirmou.
Os supermercados da cidade funcionaram neste dia de Finados graças a um acordo que teria sido feito pelo Sindicato do Comércio Varejista com o Supermercado Bahamas, segundo apurou o Site do Marcelo Lopes. A reportagem procurou o presidente daquela entidade, José Porfiro do Carmo, para falar a respeito, mas foi informado de que ele está viajando. E também tentou ouvir o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Cataguases, José Eduardo Machado, mas ele não foi encontrado até o fechamento desta matéria.
Ainda, segundo informações obtidas extraoficialmente, o acordo para abertura dos supermercados inicialmente, iria beneficiar somente o Bahamas, que adota esta prática nas demais cidades onde atua e estaria, desde que chegou a Cataguases, mantendo uma “queda de braço” com as entidades sindicais para que possa abrir suas portas nos feriados e finais de semana também nesta cidade. A vitória, porém, teve que ser compartilhada com a concorrência que ficou sabendo da novidade a dois dias do feriado. Os supermercados abriram às 8 horas e fecharam às 13 horas. As fontes consultadas pelo Site não souberam informar se no próximo domingo, por exemplo, os supermercados voltarão a abrir, bem como no próximo feriado de 15 de novembro.