Em 02/11/2012 às 14h13 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Mercadante diz que segurança para o Enem foi triplicada

O Ministro da Educação durante entrevista sobre o

O Ministro da Educação durante entrevista sobre o

Download

 

Agência Brasil

Brasília - Na véspera do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (2) que o governo triplicou a atenção para garantir a segurança do exame. O Enem será aplicado neste sábado (3) e domingo (4) em todo o país.

“Triplicamos os pontos de atenção para ter muito mais rigor e muito mais segurança em todos os processos de conclusão dos itens e impressão das provas,  na segurança que todo esse processo exige até a conclusão do Enem”, disse em entrevista para explicar o planejamento estratégico para a realização das provas.

Todas as provas já foram distribuídas e estão guardadas em lugares próximos aos locais de prova, segundo Mercadante. Mais de 560 mil pessoas estarão mobilizadas durante o fim de semana para a realização das provas, entre elas 19 mil policiais.

O planejamento, segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa., tem 3,4 mil itens em 11 etapas, desde mudanças pedagógicas no exame até a divulgação dos resultados.

“Estamos aqui trabalhando intensamente  em todas essas etapas para dar tranquilidade aos estudantes que farão as provas amanhã e depois”, disse.

O Enem vai avaliar mais de 5,7 milhões de alunos em todo o país. “Enem hoje é o segundo maior exame do planeta, não é uma tarefa qualquer. Mais que a população do Uruguai estará nas salas de aula amanhã e depois tentando uma vaga na universidade. É uma operação ampla e complexa”, avaliou.

Apesar do tamanho e da complexidade logística para a realização das provas, Mercadante reafirmou que a segurança do processo está garantida e que os todos os riscos foram avaliados pelo governo. “É um momento de grande expectativa, mas os estudantes podem ficar tranquilos porque temos muita segurança de que farão a prova nas melhores condições."

O ministro reiterou a recomendação de que os estudantes fiquem atentos ao horário de início das provas nos dois dias, às 13h, segundo o horário oficial de Brasília, mesmo nas cidades com fuso horário diferente ou que não estão no horário de verão.

O Enem terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e a redação. No sábado (3), os candidatos vão responder a questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo (4), serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias, além da redação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: