Em 01/11/2012 às 16h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Após utilizar poemas, crônicas, memórias literárias e artigos de opinião para escrever sobre o lugar onde moram, 48 estudantes mineiros foram selecionados para participar da fase regional da ‘Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro 2012’. Entre eles, 41 são alunos da rede estadual de ensino e sete das redes municipais do Estado. Em Minas Gerais, foram selecionados 12 textos para cada uma das quatro categorias.
A etapa regional tem por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e a visão de mundo dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente. Ao todo, serão realizados quatro encontros.
O encontro dos estudantes classificados na categoria ‘Crônica’ será realizado entre os dias 5 e 7 de novembro, em Natal. Na categoria ‘Memórias Literárias’, o encontro acontecerá em São Paulo, nos dias 12 e 14 de novembro. Já os selecionados na categoria ‘Poema’ se reunirão em Fortaleza, nos dias 20 e 22 de novembro. Nos dias 27 e 29 de novembro acontecerá, em Belo Horizonte, o encontro dos semifinalistas na categoria ‘Artigo de Opinião’.
Nos encontros, os alunos autores dos 500 textos semifinalistas e seus professores terão a oportunidade de aperfeiçoar seus textos com o apoio da equipe técnica responsável pela Olimpíada e seus professores. Os textos aprimorados concorrerão à etapa nacional da competição. Nessa fase, serão selecionados pelas Comissões Julgadoras Regionais até 152 textos finalistas em todo o Brasil, sendo 38 de cada categoria. Os textos vencedores devem ser conhecidos no mês de dezembro.
Na etapa regional há também um concurso para relato de prática destinado aos professores dos alunos semifinalistas. Uma Comissão Julgadora específica seleciona um relato por região.
Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa
A competição é realizada pela Fundação Itaú Social e pelo Ministério da Educação, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A iniciativa oferece formação a professores da rede pública para o ensino do idioma com o objetivo de estimular a leitura e desenvolver competência de escrita nos alunos.
Fonte: Agência Minas