Em 30/10/2012 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
O terceiro quebra-cabeças do Movimento Minas está aberto ao público e convida a todos a darem suas ideias sobre o tema Economia Criativa. A iniciativa propõe uma pergunta para estimular a geração de insights, que vão gerar projetos para serem testados na prática, a partir de 2013. Nesta edição, a pergunta é “Qual é a sua ideia para integrar pessoas, negócios e iniciativas criativas em Minas?”
A participação é aberta, via internet, e estará disponível no site do Movimento Minas até dia 03 de dezembro de 2012.
Com objetivo de entender como desenvolver e diversificar a economia mineira por meio de negócios e iniciativas criativas, o Movimento Minas escutou pessoas que trabalham em projetos e instituições relacionadas ao tema. Assim, identifico uos principais desafios intrínsecos ao tema. Dentre eles, a articulação de atores, negócios e iniciativas se apresentou como um caminho para gerar soluções comuns.
Em 2010, as ocupações formais no setor denominado Economia Criativa somavam 3,7 milhões de pessoas, 8,54% do total de empregados no Brasil, segundo o Ministério do Trabalho.
Minas Gerais possui territórios turísticos privilegiados, patrimônio histórico marcante, marcos da arquitetura brasileira, artistas com reconhecimento internacional, polos de inovação tecnológica e uma gastronomia de sabores únicos, entre outras singularidades que têm como principal fonte a criatividade.
Sobre o Movimento Minas
O Movimento Minas é uma plataforma onde o público ajuda a construir soluções para os desafios da sociedade de forma colaborativa. Os projetos passam por três fases: escuta, geração de ideias e testes práticos. O quebra-cabeças é uma pergunta orientadora colocada na plataforma virtual do Movimento Minas para geração de ideias.
As propostas postadas pelos internautas devem considerar os seguintes temas:
- Iniciativas já existentes: É essencial aprender com o que já foi feito regionalmente e em outros lugares do mundo.
- Identidades locais: Reconhecer as particularidades regionais e considerar a diversidade cultural do estado.
- Formação e qualificação: Habilidades criativas e gerenciais são base para o desenvolvimento econômico.
- Soluções integradas: Desafios complexos pedem propostas que promovam a colaboração entre diferentes setores da sociedade.