Em 29/10/2012 às 08h43 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
A paixão pelo futebol e pela tecnologia trouxe bons frutos para seis alunos da Escola Estadual Afonso Pena Júnior, no município de São Tiago, no Campo das Vertentes. Integrantes da equipe Café-com-Byte-Júnior, os estudantes do ensino fundamental foram campões da categoria Soccer A, da Competição Latino-Americana de Robótica.
A competição ocorreu entre os dias 17 e 21 de outubro, em Fortaleza (CE). Ao faturar a primeira colocação, a equipe conquistou uma vaga na Robo Cup Júnior, que será realizada em junho de 2013, na Holanda. Durante a competição, a equipe utilizou dois robôs: um era o atacante e o outro o goleiro. A Café-com-Byte-Júnior disputou com outras equipes e venceu por ter acumulado mais pontos durante a competição.
Segundo uma das orientadoras da equipe, Alda de Paiva Castro, o resultado é a recompensa do esforço dos estudantes. “Foram os próprios alunos que construíram os robôs, nós só orientamos. Eles se empenharam muito para se destacarem. Tinha dia que ficavam até tarde na escola. Esse resultado é o reconhecimento do esforço deles”, afirma a professora.
Para o estudante do 9º ano do ensino fundamental, Júlio César Mendes Resende, que já participou de uma competição internacional de robótica este ano, a expectativa é grande. “Somos uma das poucas escolas públicas que vão participar do evento e a expectativa é grande. Teremos a oportunidade de adquirir muito aprendizado e de conhecer pessoas novas”, destaca.
A Café-com-Byte-Júnior é formada por três meninos e três meninas e todos desempenham as mesmas funções. “Todo mundo sabe de tudo um pouco, porque quando alguma coisa dá problema todos podem ajudar”, conta Júlio César.
Ao todo, cinco equipes da Escola Estadual Afonso Pena Júnior participaram da competição. Além da Café-com-Byte, alunos do ensino médio faturaram o terceiro lugar.
Fonte: Agência Minas