Em 28/10/2012 às 21h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Ex-porta-voz do governo testa simpatia de Pinochet ao se candidatar às eleições municipais

Os chilenos foram hoje (28) às urnas para escolher

Os chilenos foram hoje (28) às urnas para escolher

Download

 

Agência Brasil

Brasília - A eleição, na região de Providencia, no Chile, testará hoje (28) a simpatia dos eleitores ao ex-presidente chileno Agusto Pinochet, que morreu em 2006. A avaliação envolve o candidato a prefeito de Providencia Cristián Labbé. Ele foi porta-voz de Pinochet. Os contrários à candidatura o chamam de defensor da ditadura e assassino. Labbé se defende informando ser diferente.

Além de porta-voz de Pinochet, Labbé também foi membro da Direção Nacional de Inteligência (Dina) e chefe do pessoal de segurança do então presidente da República. O governo Pinochet é considerado um dos mais violentos e antidemocráticos das Américas.

Os chilenos foram hoje (28) às urnas para escolher prefeitos e vereadores. No total, são cerca de 13 milhões de eleitores e 11 mil candidatos. No Chile, o voto é facultativo.

Em 2008, quando o voto era obrigatório, a abstenção chegou a 25%. Uma pesquisa recente do Instituto Nacional da Juventude revelou que 43% dos jovens não pretendem votar e 20% estão indecisos.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, apela para que os eleitores votem. “O Chile é de todos e se você não votarem, outros vão tomar decisão por você", disse ele. "Uma democracia, quando todos votam, é saudável e forte.”

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: