Em 28/10/2012 às 14h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
O Sind-UTE em Cataguases realizou neste sábado, às 18 horas, na Escola Estadual Guido Marlière, uma assembleia com os professores da rede municipal de ensino para decidir sua eventual participação na escolha da nova Secretária Municipal de Educação de Cataguases. A iniciativa é decorrente de um compromisso de campanha do prefeito eleito, Cesinha Samor, que assegurou à categoria a possibilidade de escolher o profissional que ocupará o cargo em sua administração.
Cerca de cem pessoas, entre professores e demais profissionais de educação do município atenderam ao chamado do Sindicato e compareceram à reunião. O diretor do Sind-Ute, professor Edson Adriano de Almeida (foto às esquerda), disse que a ideia daquela reunião fora sugestão do vice-prefeito eleito, Sérgio Gouveia, em recente encontro com os representantes do Sindicato “para tratar da escolha do profissional que será Secretário Municipal de Educação”, disse.
Durante a reunião, a diretora do sindicato, Naide Pereira Dutra (foto à direita), aproveitou para dizer que o Sind-UTE vai continuar cumprindo o seu papel de defender os interesses da categoria. “Assim como fizemos com os demais prefeitos, vamos continuar cobrando o pagamento do piso salarial conforme determina a lei, a execução do Plano de Carreira, a progressão e todos os demais direitos”, salientou.
Edson, em seguida, colocou em votação a proposta para a categoria participar da escolha do(a) Secretária de Educação do município, que foi aprovada por ampla maioria dos presentes. Em seguida, ficou decidido que o prefeito eleito terá um prazo de quinze dias para apresentar uma proposta aos professores que inclua, entre outros assuntos, os critérios que deverão embasar a escolha do novo ocupante do cargo. A partir daí os profissionais de educação voltam a se reunir dando início ao processo de definição do novo secretário.