Em 25/10/2012 às 09h20 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
A quarta edição da Bienal Brasileira de Design, que se realiza em Belo Horizonte até o dia 31 de outubro, fecha a semana com a reunião dos maiores profissionais do mundo na área, com oportunidades únicas para o conhecimento e troca de ideias. Além das mostras espalhadas por toda a cidade, cuja principal, no Palácio das Artes, já recebeu 32 mil visitantes, a semana apresenta ações acadêmicas e de negócios com grandes nomes do design nacional e internacional.
Nesta quarta-feira (24), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realiza o Simpósio de Design e Moda, composto por um conjunto de palestras voltadas ao tema e a visita de compradores estrangeiros de grandes redes de lojas e de jornalistas de importantes veículos internacionais ao Brasil. O evento acontece no Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, às 19h.
O Simpósio de Design e Moda apresenta as boas práticas nos setores público e privado em todo o mundo, além das principais tendências do mercado internacional. “Consideramos o design um instrumento fundamental para aumentar a competitividade das empresas brasileiras, tanto no mercado internacional quanto no mercado interno. Neste sentido, esta ação integra nossa proposta de promover a sensibilização e mobilização sobre o tema, de modo a incentivar as empresas brasileiras a trabalhar com design e inovação”, comenta Marco Aurélio Lobo, coordenador da Unidade de Inovação e Design da Apex-Brasil.
Entre as palestrantes, estão Pascale Mussardi, diretora criativa e herdeira da Hermès, a professora Yoko Takagi, do renomado Bunka Fashion College, e diretores e professores das mais importantes escolas de design do mundo, como Jordi Montaña e Isa Moll, do Esade/Espanha, e Eugenia Martí, do Barcelona Design Centre.
Design e emoção
No auditório da Escola Guignard, no Bairro Mangabeiras, o Centro T&C Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) promove, nesta sexta-feira (26), às 9h, o Seminário Design & Emoção: contribuições para a humanização do design contemporâneo, que se propõe a constituir um espaço para debate de alto nível de temas relacionados aos aspectos da emoção e design. O encontro é coordenado pelo professor Dijon Moraes Junior, reitor da UEMG.
As emoções têm relação direta com os significados que o indivíduo atribui ao estímulo oferecido, seja um produto ou serviço. No campo do design, as emoções podem impactar em importantes relações das pessoas: alterar o humor, provocar mudanças de hábitos e condutas, melhorar a sociabilidade, autoestima e bem estar. O formato do evento minclui palestrantes pesquisadores e profissionais atuantes em instituições brasileiras e estrangeiras, com vistas a proporcionar o compartilhamento de conhecimentos.
Os palestrantes internacionais convidados são Cristina Morozzi, da Fundação Altagamma (Itália), Marco Maiocchi do Politecnico di Milano (Itália) e Youngju Oh, nascida na Coréia do Sul e residente na Itália. Os convidados nacionais são Vera Damazio da PUC-Rio e Rose Andrade da Associação Brasileira de Estilistas, São Paulo. Os palestrantes da UEMG são Rita Ribeiro e Anderson Horta, ambos do Programa de Pós-graduação em Design.
Economia Criativa
A semana começou com evento na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, onde aconteceu o Seminário Internacional de Economia Criativa e Design, inédito, reunindo um leque dos maiores nomes do design mundial.
Alguns participantes de renome foram o indiano Satyendra Pakhale, cujos trabalhos estão entre as coleções permanentes dos museus de maior prestígio do mundo, o argentino Enrique Avogadro, diretor de Industrias Criativas e Comercio exterior de Buenos Aires, a belga Marie Pok, diretora do Grande Hornu Imagens, um dos maiores centros de imagens do mundo e outros nomes do design mundial e brasileiro.
Fonte: Agência Minas